Migalhas Quentes

Anvisa é competente para editar atos regulamentares

Decisão se deu em recurso de empresa farmacêutica que pedia a reabertura de processo administrativo referente à renovação do registro sanitário de um medicamento.

4/6/2014

A Anvisa tem legitimidade para editar atos regulamentares. Decisão é da 6ª turma do TRF da 1ª região, que negou provimento a recurso de empresa farmacêutica que pedia a reabertura de processo administrativo referente à renovação do registro sanitário de um medicamento.

No recurso, o laboratório alegou ter apresentado à Agência um estudo que comprovou a inexistência de risco sanitário do medicamento em questão, que possui o mesmo perfil de atuação do medicamento de referência.

Além disso, aduziu que o cancelamento do registro sanitário do remédio é um ato administrativo que fere a lei 6.360/76, que estabelece as condições exigidas para que a Anvisa cancele um registro concedido de forma válida.

Em sua defesa, a Agência afirmou que não contrariou a referida norma ao dispor sobre a adequação dos produtos já registrados, pois apenas regulamentou os parâmetros necessários para garantir equivalência entre medicamento similar e medicamento de referência, conforme a própria lei exige.

Ao analisar a ação, o desembargador Kassio Marques, relator, afirmou que a edição de atos regulamentares pela Anvisa, tendo por base o exercício do poder de policia, tem sido considerada legal pela Corte.

Citou, então, julgados neste sentido: "Se, no exercício do seu dever de vigilância sanitária, é dado à Anvisa, a qualquer tempo, determinar que o fabricante de um medicamento comprove que ele continua clínica e terapeuticamente seguro e eficaz, de modo a resguardar a saúde pública, também é possível que a Autarquia formule exigências por ocasião do exame do pedido de renovação do registro deste mesmo medicamento, sem que isso implique em atuação arbitrária ou ilegal do órgão regulador do setor".

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Fundação estadual não pode negar cadastro a produto registrado na Anvisa

21/5/2014
Migalhas Quentes

Anvisa não pode disciplinar publicidade de produtos nocivos à saúde por resolução

30/4/2013
Migalhas Quentes

Anvisa não tem competência para regulamentar propaganda de alimentos

23/2/2013
Migalhas de Peso

A competência da Anvisa para regulamentar a publicidade

10/7/2007

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024