Migalhas Quentes

OAB questiona no STF critério para honorários quando a Fazenda ficar vencida

Para a entidade, dispositivo do CPC institui regra desproporcional e discriminatória para a fixação de honorários de sucumbência.

21/4/2014

O Conselho Federal da OAB ajuizou ADIn (5.110) no STF questionando o parágrafo 4º do art. 20 do CPC, que trata do pagamento de honorário de sucumbência nos casos em que ficar vencida a Fazenda Pública. A ação está sob a relatoria do ministro Teori Zavascki.

A OAB pede liminarmente a retirada do texto legal da expressão "ou for vencida a Fazenda Pública", pois a expressão "institui regra desproporcional e discriminatória para a fixação de honorários de sucumbência". No mérito, pede a declaração de inconstitucionalidade da mencionada expressão.

"A fixação de honorários contra a Fazenda Pública em caráter irrisório vilipendia a profissão, ao contrário do que quis o constituinte originário, desqualificando publicamente o advogado face aos relevantes serviços prestados", destacou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

De acordo com o Conselho Federal, "embora a questão venha a ser resolvida tão logo entre em vigor o 'Novo Código de Processo Civil', que se encontra em tramitação no Congresso Nacional, no qual a disciplina do tema em questão sofreu significativa alteração e corrigiu algumas das distorções ora apontadas na presente ação direta, é fato de que não se tem a dimensão exata do tempo que a tramitação legislativa perdurará até efetiva a aprovação e entrada em vigor, considerando, ainda, a vacacio legis".

Para a OAB, a norma questionada atribui ao magistrado a fixação da verba honorária nas ações em que sucumbente a Fazenda Pública, não havendo qualquer parâmetro objetivo em relação ao proveito econômico do processo ou qualquer outro indicativo.

O vice-presidente da entidade e coordenador da Campanha Nacional de Valorização dos Honorários, Claudio Lamachia, ressalta a importância da questão para a advocacia brasileira. "O princípio de sucumbência da fixação justa de honorários deve ser respeitado pelos magistrados. Esta é uma das principais lutas da atual gestão da OAB, que, inclusive, lançou a campanha ‘Honorários Dignos: Uma Questão de Justiça’. O aviltamento da verba honorária não será aceito em nenhuma hipótese".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Fazenda Pública não deve honorários em execuções não embargadas

15/4/2014
Migalhas Quentes

STJ - Fazenda Pública pode ser condenada a pagar honorários de advogado

13/3/2008
Migalhas de Peso

Honorários de sucumbência devidos pela Fazenda Pública

29/4/2005

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024