Caminha relacionando formas e possibilidades de prestação de serviços, como a do silvícola, trabalho do preso, altos executivos, estagiários, aprendizado, entre outras modalidades.Transita desde os direitos básicos que envolvem a relação de trabalho, até questões oriundas da era da globalização, como o tratamento do direito do trabalho enquanto direito fundamental social, indicando a responsabilização do empregador no período pré e pós-contratual.
Nesse mesmo trilho, procura entabular comunicação entre o direito do trabalho e os direitos tratados como inespecíficos da relação de emprego, hoje, diariamente enfrentados pela Justiça do Trabalho, tais como o assédio moral e o assédio sexual. A obra, ao mesmo tempo em que é direta e pontual, no revela um novo viés do direito do trabalho, com importante discussão sobre sua densidade pública e privada que em muitos momentos se imbricam. Certamente o leitor irá encontrar no texto produzido uma visão objetiva, contudo, diferenciada da matéria, sendo de leitura obrigatória num só tempo para aqueles que já têm contato com o direito do trabalho e pretendem aprofundar seu conhecimento em determinados temas, como para aqueles que se aproximam pela primeira vez do temo e carecem da compreensão de suas linhos mestras.
Sobre o autor :
Ricardo Pereira de Freitas Guimarães é especialista, mestre e doutorando em Direito do Trabalho. Professor do curso de pós-graduação da PUC/SP. Advogado, articulista e palestrante.
__________
Ganhador :
Luis Henrique Rocha, advogado em Curitiba/PR
__________
__________
_________