Após instauração de inquérito pela Prodecon - 4ª Promotoria de Justiça Defesa do Consumidor, para investigar a atuação da empresa Gol Linhas Aéreas e o seu programa de milhagens, a Smiles S.A. admitiu que houve falha no sistema. Segundo o
comunicado divulgado pela empresa, o problema gerou "alterações indevidas nas quantidades mínimas de milhas exigidas para emissão de bilhetes aéreos com suas parceiras aéreas internacionais".A Smiles S.A, que atua no segmento de recompensa e fidelização, com governança e gestão independentes da Gol, se comprometeu a ressarcir os clientes lesados. A empresa informou, ainda, que "todas as milhas debitadas acima dos valores mínimos estipulados nas tabelas de resgate serão devolvidas aos cerca de 4.000 participantes possivelmente afetados – dentre os mais de 530 mil que adquiriram bilhetes Smiles no período de 29 de maio de 2013 até hoje. Os créditos serão realizados automaticamente nas respectivas contas Smiles até o dia 15 de agosto, não sendo necessária nenhuma solicitação por parte dos clientes".
A devolução será fiscalizada pelo MP/DF.
Inquérito
A Prodecon instaurou inquérito após o MP/DF ter conhecimento de que a empresa aumentou o número de pontos necessários para emissão de bilhetes aéreos sem prévia comunicação aos consumidores, mantendo no site do programa, a tabela de resgates com a pontuação anteriormente vigente.
Cobrança indevida do seguro viagem
Durante a investigação do programa de milhagens Smiles, a Prodecon identificou a cobrança indevida do seguro viagem. Segundo a apuração, a empresa, por seu site, oferece em dois momentos essa opção, o que torna difícil comprar o bilhete sem esse seguro. Diante disso, será marcada uma audiência com os representantes da Gol. A investigação correrá nos autos do inquérito do programa de milhagens.