Migalhas Quentes

TAM é condenada a restituir pontos de milhagem de cliente

Autora da ação teve pontos de conta fidelidade usados indevidamente.

13/3/2013

A 3ª turma recursal do TJ/DF deu parcial provimento ao recurso de uma cliente da TAM linhas Aéreas que alegou a utilização indevida de 76362 pontos de sua conta no programa fidelidade da companhia. Em 1ª instância, a sentença julgou improcedente o pedido da autora da ação por entender que o acesso ao programa de milhagem só poderia ser feito mediante uso de senha e que, portanto, não se pode afirmar que a fraude teria ocorrido por falha no sistema de segurança do site.

Não contente com o resultado, a autora recorreu, reafirmando o argumento de insegurança no site da empresa e o pedido de restituição dos pontos, indenização por danos morais e ressarcimento de dinheiro gasto com a compra de passagens.

Em novo julgamento, a relatora Edi Maria Coutinho Bizzi reformou a sentença e condenou a ré a restituir os pontos à conta da cliente, por acreditar que, “As consequências da fragilidade na segurança do comércio eletrônico não podem, todavia, ser transferidas ao consumidor. Nos domínios do Código de Defesa do Consumidor, os riscos da atividade recaem exclusivamente sobre o fornecedor, independentemente de culpa”.

No entanto, ainda considerou improcedente o pededido de indenização por danos morais e o ressarcimento do dinheiro gasto pela apelante com passagens, por entender que “a indenização ora pretendida representaria enriquecimento indevido por parte da autora que de algum modo haveria de pagar pelas passagens, seja por meio de dinheiro, seja por meio do programa de milhagem”.

Veja a íntegra do acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024