Migalhas Quentes

Mantida anulação de provas de concurso do TRF da 3ª região

Resultados dos novos exames já foram divulgados.

11/12/2012

Por maioria dos votos, o plenário do CNJ manteve, nesta terça-feira, 11, durante a 161ª Sessão Ordinária, decisão do TRF da 3ª região de anular as provas de sentenças cíveis e criminais que foram realizadas em março dentro do "16º Concurso Público Para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto". O colegiado decidiu também encaminhar o caso à Corregedoria Nacional de Justiça para apuração do possível envolvimento de magistrados em irregularidades no certame.

A decisão do CNJ foi tomada na análise de procedimento administrativo relatado pelo conselheiro Sílvio Luís da Rocha. A matéria tem como requerente Rodrigo Celestino Pinheiro Menezes, contrário à anulação das provas.

Ao apresentar o seu voto, o relator considerou procedente o pedido do requente, alegando não haver motivos que justifiquem a anulação das provas. Em seguida, o conselheiro Gilberto Valente Martins abriu divergência, apontando indícios de que houve irregularidades no certame. Martins foi seguido pelos demais conselheiros, e o placar final de votação ficou em 12 a 1. Não participaram da sessão o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, e o conselheiro Bruno Dantas.

O caso em questão se refere às provas de sentenças cíveis e criminais realizadas nos dias 17 e 18 de março deste ano. Após os exames, o presidente do TRF da 3ª região, desembargador Newton De Lucca, pediu a renúncia dos desembargadores que integravam a banca examinadora do concurso. A nova banca que assumiu o certame, por sua vez, determinou a anulação das provas de março e realizou novos exames nos dias 10 e 11/11.

Segundo o conselheiro Gilberto Martins, que inaugurou a divergência, o fato de o presidente do TRF ter pedido a renúncia da banca examinadora anterior já levanta a possibilidade de ter havido irregularidades no concurso. Martins destacou também que a suspeita se reforça com o fato de as provas de março terem permanecido por um longo período no gabinete do então presidente da banca, sendo depois encaminhadas à presidência do Tribunal sem os lacres dos envelopes e com a correção incompleta. Além disso, frisou o conselheiro, as provas não continham os vistos dos fiscais.

A banca examinadora, com a finalidade de garantir a impessoalidade na realização do concurso, pode, sim, em caráter cautelar, suspender as provas”, afirmou Gilberto Martins. Durante a sessão, o próprio Presidente do TRF da 3ª região, desembargador Newton De Lucca, fez a sustentação oral da tribuna para defender a decisão da nova banca examinadora de cancelar as provas realizadas no mês de março. É a primeira vez que um presidente de TR adota esse procedimento em sessão plenária do CNJ.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Candidatos poderão impugnar nova banca de concurso do TRF da 3ª região

25/10/2012
Migalhas Quentes

CNJ remarca prova para juiz substituto no TRF da 3ª região

23/10/2012
Migalhas Quentes

Suspensa novas provas no concurso do TRF da 3ª região

19/10/2012
Migalhas Quentes

CNJ confirma anulação de provas de concurso do TRF da 3ª região

17/10/2012
Migalhas Quentes

CNJ suspende anulação de provas no TRF da 3ª região

10/10/2012
Migalhas Quentes

Anuladas as provas de sentença civil e criminal de concurso no TRF da 3ª região

19/9/2012

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Litigância predatória: Juiz extingue ação por captação ilícita de clientes

15/7/2024

Artigos Mais Lidos

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024