O Direito Internacional Econômico tem por premissa a regulação jurídica das questões, em escala macroeconômica, que envolvem o tripé formado pelos conceitos de produção, consumo e circulação. Trata-se de ramo do Direito Internacional Público que abarca fatores como o direito ao desenvolvimento, à integração e à cooperação – em escala regional e multilateral – e que exerce reflexos diretos e indiretos em variáveis importantes como bens, serviços, pessoas e capitais.
Propondo-se a refletir o estado da arte tão característico da matéria, a obra examina temas sensíveis como a conceituação do objeto e das fontes do direito internacional econômico e a análise da sociedade internacional econômica e das organizações internacionais, sem deixar de observar dois dos principais organismos econômicos, o FMI e o Banco Mundial. Faz ainda um detalhado mapeamento dos aspectos da integração regional e da atuação dos players da ordem econômica internacional (organizações regionais e empresas transacionais).
José Cretella Neto esquadrinha, didaticamente, os desdobramentos e as características do entrecruzamento de conceitos jurídicos e econômicos da matéria, expondo as diretrizes para a compreensão do Direito Internacional Econômico.
Sobre o autor :
José Cretella Neto é mestre, doutor e livre-docente em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP. Professor de Direito Internacional na Escola Paulista de Direito - EPD. Advogado em SP.
__________
Ganhadores :
Izautonio da Silva Machado Júnior, oficial de Justiça em Ariquemes/RO
Renato Cesar Favero, advogado em São João Da Boa Vista/SP
__________
_________
__________