Representantes da OAB/SP estiveram reunidos para discutir a situação do novo prédio do fórum de Guarulhos. O edifício deve ser construído no parque Cecap, em uma área da CDHU, de 50 mil metros quadros, ao custo previsto de R$ 90 mi. O projeto é do arquiteto Ruy Otake.
De acordo com o presidente da Ordem de Guarulhos, Fábio de Souza Santos, "é fundamental o início urgente da construção do novo fórum, sendo que o próprio presidente do TJ/SP Ivan Sartori disse que a obra é prioritária".
O fórum de Guarulhos entrou no primeiro pacote da Secretaria de Justiça para construção de seis fóruns por meio da parceria público privada. Segundo o Secretário-Adjunto de Justiça, a fase atual é de definição de modelagem da PPP e publicação do edital, que deve ser finalizado no final de abril. Paula ressaltou, ainda, que a secretaria vem sendo procurada por possíveis investidores interessados em participar da PPP, o que demonstra a sua viabilidade.
O prédio atual ocupado pelo fórum de Guarulhos, na área central da cidade, será ocupado pelos cartórios eleitorais e núcleos de mediação e conciliação, a exemplo do que houve em Campinas, que construiu uma cidade Judiciária.
Para o conselheiro Fábio Marcos Bernardes Trombetti a situação do Fórum de Guarulhos deixou de ser grave para se tornar gravíssima, tanto que a OAB/SP cedeu uma das salas do advogado para abrigar a 4ª vara Criminal. "A precariedade é tamanha que o balcão para atendimento dos advogados e do público não tem mais do que um metro e meio", afirmou.
Ao final da reunião ficou acertada, a convite da OAB Guarulhos, visita do secretário-adjunto de Justiça ao Fórum de Guarulhos.
__________