Migalhas Quentes

OEA vai apurar se o Brasil oferece meios para pagar precatórios

O descumprimento crônico por parte do Poder Público da quitação de precatórios vem causando discussões na esfera estadual, nacional e internacional. A OEA, a Secretaria de Reforma do Judiciário, o CNJ, a OAB/SP e o STF vêm tomando providências para resolver a situação.

20/1/2012

Dívida

OEA vai apurar se o Brasil oferece meios para pagar precatórios

O descumprimento crônico por parte do Poder Público da quitação de precatórios vem causando discussões nas esferas estadual, nacional e internacional.

A OEA - Organização dos Estados Americanos decidiu apurar se o país oferece meios para que as dívidas sejam saldadas em tempo razoável após funcionários do município de Santo André/SP formularem uma denúncia contra o Estado brasileiro por violação de Direitos Humanos devido ao não pagamento dos débitos.

Flávio Caetano, o novo secretário de Reforma do Judiciário, também assegurou que está mobilizando setores do MJ para estudar a liberação dos pagamentos de precatórios. Milhares de credores aguardam há décadas pelo pagamento. Levantamento recente mostra que a União, os Estados e os municípios devem pelo menos R$ 85 bilhões em precatórios.

Além disso, no Estado de SP, o CNJ garantiu que os recursos destinados à liquidação de precatórios não poderão ser movimentados pelo Executivo estadual. A OAB/SP havia encaminhado ao conselho um pedido para que os recursos fossem transferidos da conta da Secretaria da Fazenda para conta especial em nome do TJ/SP, como forma de garantir que esses créditos ficassem à disposição do Judiciário, não podendo ser movimentados pelo Executivo.

E o STF já iniciou o julgamento de ADIn do Conselho Federal da OAB contra a EC 62/09, a chamada "Emenda do Calote", que criou novo regime para pagamento dos precatórios, o que, em alguns casos, pode chegar a mais de 100 anos. O ministro Carlos Ayres Britto, relator da ação, já votou pela inconstitucionalidade da emenda, mas o ministro Luiz Fux pediu vista.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ e a OAB/SP devem discutir pagamento de precatórios em nova audiência

13/1/2012
Migalhas Quentes

Corregedoria organiza setor de precatórios em seis Tribunais e constata irregularidades

6/1/2012
Migalhas Quentes

OAB/SP cobra agilidade no pagamento dos precatórios

18/10/2011
Migalhas Quentes

CNJ realiza audiência sobre precatórios no TJ/SP

16/10/2011
Migalhas Quentes

CNJ realiza audiência sobre precatórios no TJ/SP

5/10/2011
Migalhas Quentes

OAB/SP vai ao CNJ para garantir recursos para precatórios

25/8/2011
Migalhas Quentes

Para juiz, quadro atual de cumprimento dos precatórios é caótico

5/7/2011

Notícias Mais Lidas

STF: Aposentados não precisam devolver dinheiro da revisão da vida toda

10/4/2025

TJ/SP absolve servidor que comparou cabelo de advogada a vassoura

12/4/2025

TST permite perícia no WhatsApp para provar valores pagos por fora

10/4/2025

Popcorn, icecream e muitas news no Minuto Migalhas; confira o vídeo

11/4/2025

Lucro ou prejuízo? Barroso questiona impacto em planos após rol da ANS

11/4/2025

Artigos Mais Lidos

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025

O Humpty Dumpty de Toga

11/4/2025

Golpe do Pix e golpe do falso advogado

11/4/2025

Contratação de pessoa jurídica: Vantagens, riscos e implicações legais

11/4/2025

Execução imediata após o Júri: Como (re)agir?

11/4/2025