Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Manual do Torcedor"

Veja quem ganhou a livro "Manual do Torcedor" (Atlas – 192p.), de Ricardo de Moraes Cabezón.

13/1/2012

 

Sorteio de obra

 

Pelo amor dedicado ao seu time, o cidadão chora, esbraveja, grita, se endivida, falta ao serviço e chega até a arriscar sua vida e a da família e muitas vezes tem seus direitos violados. O livro "Manual do Torcedor" (Atlas – 192p.), de Ricardo de Moraes Cabezón, objetiva abordar a questão da deturpação das competições esportivas, sobretudo na modalidade futebolística, no âmbito do cenário contemporâneo brasileiro.

 

A obra foi elaborada em razão do advento do Estatuto de Defesa do Torcedor (lei 10.671/03), do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e pelas experiências internacionais de Inglaterra, Argentina e Espanha.

O texto aborda os aspectos jurídicos oriundos da exploração direta e indireta das competições esportivas diante de reflexos danosos junto aos seus fiéis mantenedores: os torcedores. O autor explica que no esporte há o direito do torcedor pagante ou não pagante, bem como a relação jurídica de consumo nas realizações esportivas. Mostra também que o torcedor protegido pelo Estatuto de Defesa do Torcedor não é só aquele que vai ao estádio, ginásio ou praça esportiva, mas também aquele que adquire o direito de assistir pela televisão, ou que ouve o espetáculo pelo rádio.

Livro de referência para os operadores do Direito, jornalistas, técnicos sobre o assunto, profissionais envolvidos em eventos esportivos, bem como o cidadão desportista de modo geral. Leitura complementar para as disciplinas Direito do Consumidor, Responsabilidade Civil, Direito das Obrigações e Direito Desportivo do curso de Direito.

Sobre o autor :

Ricardo de Moraes Cabezón é advogado. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, pós-graduado em docência do Ensino Superior e em Direito Processual. Professor universitário de cursos de graduação e pós-graduação em Direito e autor de artigos e obras jurídicas.

__________

 Ganhador :

 

Rafael Ribeiro Pinheiro, da Shell Brasil Ltda., do Rio de Janeiro/RJ

 

__________

__________

Adquira já o seu :

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Seguradora não pagará por carro roubado fora do local de pernoite

24/3/2025

STF julga denúncia contra Bolsonaro; veja como foi primeira sessão

25/3/2025

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

25/3/2025

Fux suspende julgamento de mulher que pichou estátua da Justiça

24/3/2025

Juiz admite penhora de imóvel de R$ 9 mi mesmo sendo bem de família

25/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inclusão de riscos psicossociais pela NR-1 - Adequação empresarial e sanções

25/3/2025

Venda de precatório paga imposto de renda? O STJ diz que não!

25/3/2025

A inflação de alimentos e a queda da popularidade do governo Lula

24/3/2025

A reforma tributária e os benefícios trabalhistas: o que muda e como impacta as empresas?

24/3/2025

Plano de saúde para grávidas e recém-nascidos. Conheça as coberturas previstas em lei e os direitos de cada um

24/3/2025