Memória
TJ/BA inaugura monumento em homenagem ao IV Centenário
Os trabalhos são conduzidos pela Comissão de Memória do TJ, presidida pelo desembargador Antonio Pessoa Cardoso, e que tem como integrantes os desembargadores Abelardo Virgínio de Carvalho e Maria da Purificação da Silva.
De autoria do artista plástico Mário Cravo, a obra ficará em frente à entrada do prédio do TJ/BA. A presidente Telma Britto, desembargadores, juízes, servidores e integrantes da Comissão Organizadora das Comemorações do IV Centenário, à época presidida pelo desembargador Antonio Pessoa Cardoso, participam da cerimônia.
A escolha do projeto do artista foi referendada pela comissão em julho do ano passado, após reunião plenária realizada na Sala do Convívio.
Todo o processo contou também com a consultoria voluntária da professora de História da Arte Estética, Maria Cecília Araújo de Noronha, do Paraná, mestra e pós-graduada em Educação e Museologia, ex-diretora de museus e curadora dos acervos de artes plásticas da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.
Em sua análise, a professora Maria Cecília fundamentou os critérios que a levaram a fazer a sugestão. Dentre eles, está a adequação da obra ao local e o fato de atender às características de arte contemporânea expressiva e impactante.
Outra característica destacada pela professora diz respeito às formas do monumento, que, segundo ela, se reportam claramente ao IV Centenário do Tribunal.
-
Confira abaixo as fotos da solenidade.
________________
Presidente da Comissão de Memória, desembargador Antonio Pessoa Cardoso
Abriu a solenidade, realizada em frente ao Tribunal
Escultor Mário Cravo, autor da obra recém-inaugurada
________________
_________
Fonte : TJ/BA
_________
________________