Nota Pública
OAB/SP repudia intolerância contra aluna da Uniban
Em Nota Pública, divulgada ontem, 9/11, a OAB/SP critica postura hostil contra a estudante Geyse Arruda dentro do campus universitário. Classifica as reações de "forma de intolerância".
_____________
NOTA PÚBLICA
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo repudia a postura de intolerância constatada ao longo de todo episódio envolvendo a estudante Geyse Villa Nova Arruda, hostilizada e perseguida dentro do campus da Uniban, pelos próprios colegas de universidade, que discordavam de seus trajes e postura, no último dia 22 de outubro.
O descontrole de manifestações coletivas, incentivadas pelo anonimato, pode levar a comportamentos inaceitáveis, especialmente de estudantes dentro de um campus, promovendo abusos, numa flagrante forma de intolerância e de visão individualista e distorcida de mundo e dos valores sociais.
As reações podem caminhar no sentido justiça ou do autoritarismo, por isso temos sempre de preservar os direitos de todos no interesse da verdade e do bem comum. De forma acertada, o filósofo John Stuart Mill afirmou que " se toda humanidade, com exceção de uma pessoa, tivesse opinião contrária, a humanidade não teria mais razão em silenciá-la do que ela à humanidade."
Em um conflito dessa dimensão, espera-se um amplo debate sobre a questão com a participação das partes, apuração isenta dos fatos e a fixação de regras claras que não deixem, no futuro, margem para incentivar novos atos de violência ou qualquer preconceito. Reiteramos, nessa oportunidade, nosso repúdio a qualquer manifestação de preconceito e intolerância a quem quer que seja.
São Paulo 9 de novembro de 2009
Márcia Regina Machado Melaré
Presidente em exercício da OAB SPHelena Maria Diniz
Presidente da Comissão da Mulher Advogada
_______________
_______________