Sorteio de obra
O livro "Dano Moral ou Extrapatrimonial Ambiental" (LTr - 133p.), do advogado Dionísio Renz Birnfeld, coteja os critérios utilizados para a valoração do dano moral individual com os critérios sugeridos para as hipóteses de lesões a valores imateriais associados a interesses difusos e coletivos. Cinco exemplares foram gentilmente doados pelo autor.
Sobre a obra :
Inicialmente, propõe-se uma apresentação da evolução da aceitação dos mos morais no Brasil até a sua consolidação, incluindo o curso jurisprudencial e doutrinário. Demonstra-se o que se entende por dano reparável e, no decorrer do texto, é apontado o dano moral como resultado de lesão a bem jurídico, a direito subjetivo e à dignidade humana. Ao final, pretende-se mostrar conceitos e características do dano moral ou extrapatrimonial reparável.
Em seguida, adentra-se, de forma mais meticulosa, na apreciação do bem jurídico ambiental e na caracterização do dano ao meio ambiente. Apresentam-se, posteriormente, linhas sobre os interesses coletivos em sendo amplo, apanhando-se sua repercussão na aceitação da existência do no moral ou extrapatrimonial ambiental coletivo. Concomitantemente, apresenta-se a questão do mesmo dano, porém, na esfera individual.
A próxima etapa é a de critérios para o arbitramento de indenizações, por danos morais ou extrapatrimoniais ambientais coletivos e individuais, pondo-se a dificuldade existente para a fixação de uma quantia para esse fim. Questões fundamentais como a função da indenização e o limite do labor judicial no arbitramento do valor pecuniário são também abordadas, mostrando-se o norte de maior aceitação pela doutrina e pela jurisprudência.
Sobre o autor :
_______________
Victor Adame, estagiário da Accenture do Brasil, de São Paulo/SP
Patrícia Marinho, gerente jurídica da CBTU/STU-NAT, de Parnamirim/RN
Roberto Brocanelli Corona, professor de Ribeirão Preto/SP
Camila Martins Baptista, de Itapagipe/MG
Murilo Couto Lacerda, advogado em Rio Verde/GO
___________