Migalhas Quentes

TRF da 4ª região empossa novos dirigentes

O desembargador federal Vilson Darós assumiu ontem, 22/6, a presidência do TRF da 4ª região. A sessão solene foi realizada no Plenário da corte. Os desembargadores federais Élcio Pinheiro de Castro e Luiz Carlos de Castro Lugon também foram empossados como vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.

23/6/2009


Posse

TRF da 4ª região empossa novos dirigentes

O desembargador federal Vilson Darós assumiu ontem, 22/6, a presidência do TRF da 4ª região. A sessão solene foi realizada no Plenário da corte. Os desembargadores federais Élcio Pinheiro de Castro e Luiz Carlos de Castro Lugon também foram empossados como vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.

Ao abrir a sessão solene, a atual presidente do tribunal, desembargadora federal Silvia Goraieb, leu uma mensagem do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, felicitando os novos dirigentes e elogiando o vanguardismo e a natureza integradora da 4ª região. Silvia lembrou que foram dois anos de gestão de intenso trabalho, voltado para o engrandecimento do Poder Judiciário.


Desembargadora Silvia Goraieb (ao centro da mesa) falou de sua gestão antes de transmitir o cargo ao novo presidente

A seguir, a magistrada empossou o novo presidente da corte. Darós assumiu então a coordenação da sessão e deu posse à Pinheiro de Castro, como vice-presidente, e a Lugon, como corregedor-geral.

Falando em nome do TRF da 4ª região, a desembargadora federal Marga Barth Tessler proferiu o primeiro discurso da cerimônia, fazendo um breve relato da trajetória de vida do novo presidente da corte. Marga lembrou as origens humildes e o esforço e competência de Darós na construção da própria vida, como professor, advogado e juiz. "Não é um mero espectador, mas participante e um gestor de inovação", disse a magistrada, que também dissertou sobre a vida e carreiras de Pinheiro de Castro e Lugon, caracterizando a trajetória dos colegas como brilhante. Ao encerrar o discurso, declarou que a Justiça encontra-se perplexa, por estar incumbida de reabilitar a instância política, da qual deveria apenas ser a garante.

Em seguida, Humberto Jaques de Medeiros, procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª região, falou em nome do MPF. "A troca de gestões demonstra a prática republicana e engrandece as instituições", disse Jaques, elogiando a corte por ser o tribunal federal menos congestionado do Brasil.

O presidente da seccional gaúcha da OAB, representando o Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamacchia, após parabenizar os novos dirigentes, declarou que a atuação do TRF da 4ª região está corporificada em medidas de modernização e efetivação da demanda judicial.

Por fim, o novo presidente da corte proferiu seu discurso de posse lembrando que o mundo vive uma crise que está abalando seus alicerces e que o Judiciário não passa ao largo disso. Para Darós, entretanto, a crise oportuniza a busca de saídas, de soluções. "Não é sem razão que os chineses têm dois sentidos para a palavra crise: risco e oportunidade", disse ele, afirmando que somente com trabalho, empenho e criatividade superam-se os problemas.


Ministro Teori Zavascki participou da cerimônia da posse de Vilson Darós na presidência do TRF da 4ª região

Da esq. para a dir., desembargadores Pinheiro de Castro, Darós e Lugon

_________________
_____________

Fonte : TRF da 4ª região

_________
_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Estudante de medicina que desviou R$ 927 mil de formatura é condenada

2/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024

E, no final, a Selic venceu: Alteração no CC passa a dispor sobre atualização monetária e juros

3/7/2024