MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS
Decisão

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

Decisão reafirma a competência da União em legislar sobre seguridade social, evitando legislações estaduais conflitantes.

Da Redação

domingo, 5 de janeiro de 2025

Atualizado em 6 de janeiro de 2025 07:39

O plenário do STF invalidou, por unanimidade, a lei do Estado do Rio de Janeiro que impunha aos bancos a obrigação de realizar prova de vida em domicílio, ou em local de escolha do beneficiário, para pessoas filiadas ao RGPS - Regime Geral de Previdência Social. A decisão ocorreu em sessão virtual finalizada em 13/12, durante o julgamento de ação ajuizada pela Consif - Confederação Nacional do Sistema Financeiro contra a lei estadual 9.078/20.

A legislação estadual determinava que as instituições financeiras atendessem pessoas com idade superior a 60 anos que apresentassem atestado médico comprovando a impossibilidade de comparecer à agência para fins de cadastro ou recebimento de benefícios do INSS.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Para a Corte, cabe à União editar leis sobre seguridade social, e não aos Estados.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

O ministro Dias Toffoli, relator do caso, fundamentou seu voto, seguido pelo Plenário, na competência exclusiva da União para estabelecer normas gerais sobre seguridade social, incluindo a realização de prova de vida de beneficiários como medida para prevenir fraudes previdenciárias. Segundo o ministro, a lei Federal 8.212/91 já regulamenta a matéria, tornando a norma estadual inadequada.

Toffoli citou precedentes do STF que declararam a inconstitucionalidade de leis estaduais referentes a benefícios assistenciais previdenciários que divergem dos parâmetros estabelecidos pela legislação Federal.

O ministro ressaltou ainda que a competência legislativa dos estados e do Distrito Federal, em matéria previdenciária, limita-se ao regime próprio de seus servidores públicos, sempre observando as normas gerais federais.

Leia aqui o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS