Conselheiros
MP escolhe Nadir Campos para o CNMP e Felipe Locke para o CNJ
Os promotores de Justiça Nadir de Campos Junior e Felipe Locke Cavalcanti foram eleitos, no sábado, 28/3, os candidatos do Ministério Público Estadual ao CNMP e ao CNJ, respectivamente. Compareceram às urnas, instaladas na Capital e nas 12 Áreas Regionais do MP, 1.565 membros do MP, entre promotores e procuradores de Justiça.
Nadir de Campos Junior recebeu 1.351 votos, o correspondente a 86,33% dos votos válidos. Atualmente diretor da Associação Paulista do Ministério Público - APMP, ele concorre pela primeira vez a conselheiro do CNMP.
Já Felipe Locke Cavalcanti, que concorre a mais um mandato como conselheiro do CNJ, recebeu 1.400 votos, o correspondente a 89,46% dos votos válidos. Ambos são promotores desde 1988 e eram candidatos únicos.
Na eleição para o CNMP, cada Ministério Público leva ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais o indicado de seu estado para. Nesse órgão, os 26 procuradores-gerais votam em três nomes. Os três mais votados no geral são, então, indicados pelo Procurador-Geral da República e, depois de sabatinados no Senado, são nomeados pelo presidente da República.
"É muito importante que o Ministério Público do Estado de São Paulo tenha um representante tanto no Conselho Nacional do Ministério Público quanto no Conselho Nacional de Justiça porque São Paulo pode contribuir muito para o aprimoramento das duas instituições", afirma o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira.
"Sem dúvida, o doutor Nadir e o doutor Felipe são muito preparados para exercerem essa função e contam, como se viu, com o irrestrito apoio da classe para desempenharem bem esse papel", acrescentou.
______________