Migalhas Quentes

TRT/MT - Definida lista tríplice para escolha de desembargador em vaga destinada a advogado

Os nomes dos advogados Ednaldo de Carvalho Aguiar, Maria Beatriz Theodoro Gomes e Marcos Dantas Teixeira irão compor a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República para a nomeação em vaga de desembargador no TRT de MT.

30/3/2009


Mato Grosso

TRT/MT - Definida lista tríplice para escolha de desembargador em vaga destinada a advogado

Os nomes dos advogados Ednaldo de Carvalho Aguiar, Maria Beatriz Theodoro Gomes e Marcos Dantas Teixeira irão compor a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República para a nomeação em vaga de desembargador no TRT/MT.

A escolha dos três candidatos, a partir de uma lista de seis nomes enviada pela OAB/MT, ocorreu em sessão administrativa realizada pelos desembargadores que compõem o Pleno do TRT mato-grossense.

Antes da votação, os seis candidatos foram ouvidos e questionados sobre temas com repercussão na Justiça do Trabalho, a exemplo da crise econômica mundial e os seus reflexos nas questões trabalhistas, precatórios, trabalho escravo e gestão administrativa.

Em seguida, os sete desembargadores que compõem o Tribunal se manifestaram através de voto aberto. Dando início ao processo de escolha da lista tríplice, o desembargador-presidente João Carlos Ribeiro de Souza destacou que, pela experiência profissional e pelos currículos dos candidatos, os advogados mato-grossenses estariam bem representados quaisquer que fossem os escolhidos.

O candidato Ednaldo de Carvalho Aguiar foi o mais votado, com seis votos, seguido de Maria Beatriz Gomes e Marcos Dantas, ambos com cinco votos. Devido a esse empate, uma nova votação foi realizada para definir a ordem dos nomes na lista tríplice, tendo a candidata Maria Beatriz obtido quatro votos e Marcos Dantas, três.

A lista tríplice será publicada no Diário de Justiça Eletrônico - DJE e, em seguida, enviada ao TST que, por meio do Ministério da Justiça, submeterá ao presidente da República para a escolha e nomeação de um dos candidatos.

O presidente da OAB, Francisco Faiad, que acompanhou a arguição pública e também a votação, reafirmou seu ponto de vista sobre a escolha. Segundo ele, os seis nomes encaminhados pela Ordem, por votação aberta do Conselho Seccional, "representavam os mais altos ideais da classe", qual seja, a efetiva participação da advocacia na composição plenária.

"Todos estavam devidamente habilitados para levar a visão da sociedade para dentro do tribunal. Infelizmente, a escolha ocorre em três nomes. Aquele que for escolhido, com certeza, também manterá o empenho em favor da advocacia e da Ordem" – disse.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025