Migalhas Quentes

Battisti - Itália chama embaixador no Brasil para consultas

A Itália decidiu hoje chamar para consultas seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, após o Governo brasileiro conceder status de refugiado político ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua.

27/1/2009


Caso Battisti

Itália chama embaixador no Brasil para consultas por causa de Caso Battisti

A Itália decidiu hoje chamar para consultas seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, após o Governo brasileiro conceder status de refugiado político ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua.

Segundo informou hoje a Chancelaria italiana em nota enviada à imprensa, a decisão chega após a Procuradoria Geral da República recomendar ao STF que facilite a concessão de refúgio político e liberdade ao ex-ativista de esquerda.

Após pronunciamento do Governo brasileiro, o STF tem que julgar a causa de Battisti, que aguarda em uma penitenciária de Brasília uma possível libertação, depois de ser detido no Rio de Janeiro em 2007 e de ser condenado na Itália por quatro assassinatos.

Cesare Battisti, ex-ativista de extrema esquerda italiano, foi um dos chefes da organização de extrema esquerda Proletários Armados pelo Comunismo.

A Itália considera uma "decisão grave" o fato de o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, se mostrar na última segunda favorável à extinção do processo de extradição de Battisti.

"É uma decisão muito grave porque (as autoridades brasileiras) tinham anunciado uma reconsideração, uma reflexão mais profunda", declarou o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, na nota de imprensa.

"O fato de decidir apenas 48 horas depois sem ter avaliado com a profundidade que teríamos desejado nos parece um pouco um não querer decidir e desejar cobrir plena e simplesmente a decisão política do ministro da Justiça", acrescenta.

Segundo o ministro, o Brasil é um "grande país, amigo da Itália desde sempre", e por isto o Governo italiano não esperava este comportamento das autoridades brasileiras, daí a "gravidade" de sua reação.

A chamada para consultas de Valensise era uma possibilidade que o Governo de Silvio Berlusconi já considerava há alguns dias, apesar de as autoridades italianas ainda esperarem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconsiderasse a decisão tomada pelo ministro da Justiça Tarso Genro.

_________
______________

Leia mais

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

25/3/2025

Juiz admite penhora de imóvel de R$ 9 mi mesmo sendo bem de família

25/3/2025

STF: 1ª turma rejeita preliminares da defesa em denúncia contra Bolsonaro

25/3/2025

1ª turma do STF recebe denúncia e Bolsonaro e aliados se tornam réus

26/3/2025

Artigos Mais Lidos

Venda de precatório paga imposto de renda? O STJ diz que não!

25/3/2025

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

Crime da 113 Sul: Quando a investigação virou arma da acusação

26/3/2025

Quando Djokovic encontra concorrência: Tênis e antitruste

27/3/2025

O consignado privado e a nova responsabilidade das instituições financeiras

26/3/2025