Sorteio da obra
Migalhas tem a honra de sortear a obra "Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho" (1392 p.), escrita por Valentin Carrion e atualizada por Eduardo Carrion, gentilmente oferecida pela Editora Saraiva.
Sobre a obra:
Este volume contém inúmeras alterações, entre as quais: as novas alterações do CPC, L.11.418/06, L. 11.382/06, L.11.324/06 (clique aqui), L.11.280/06 (clique aqui), L.11.277/06, L.11.276/06 e L.11.232/05; alterações na CLT, LC 127/07, L.11.496/07, L.11.495/07, L.11.457/07 (clique aqui), LC 123/06; portuário, L.11.518/07; doméstico, L.11.324/06 (clique aqui); faltas justificadas, L.11.304/06; cessão de créditos trabalhistas, contribuições das instituições religiosas, depósito recursal, direitos sociais, liquidação extrajudicial, participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados, PIS-Pasep, precatórios, prescrição do trabalhador rural, seguro-desemprego, trabalho aos domingos no comércio varejista, trabalho do menor e as pequenas empresas.
Graças ao esforço de síntese, conservou-se o objetivo inicial de manter a obra em só volume, para facilidade de sua utilização. Dificilmente haverá no país uma biblioteca que venha prescindir da última edição.
"Quem teve o privilégio de conviver com Valentin Carrion, dele haurindo suas manifestações de alegria e cultura, jamais o esquecerá.
A memória, entretanto, não se transmite às gerações que se sucedem. Daí a importância histórica das novas edições dos seus “Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho”, em boa hora atualizados pelo seu filho Eduardo.
Essa renomada e indispensável obra, que veio à luz há 30 anos, analisa, com clareza e jurisdicidade, a nossa CLT e a legislação que a complementa.
O invejável poder de síntese de Carrion possibilitou-lhe condensar, num só volume, suas pertinentes observações. E elas interligam simplicidade e profundidade, permitindo aos operadores do Direito substituir o culto da interpretação meramente gramatical das normas jurídicas pelo atendimento aos objetivos do sistema, homenageando os princípios que o fundamentam."
-
Prefácio de Arnoldo Süssekind
Sobre o autor:
Valentin Carrion foi Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid. Foi professor com estágio na Faculdade de Direito e de Ciências Econômicas de Paris e no Tribunal de Grande Instância de Versalhes. Professor titular de Direito Processual do Trabalho na Faculdade de Direito Laudo de Camargo da Universidade de Ribeirão Preto. Coordenador do curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho da Universidade Mackenzie, São Paulo. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, da Academia Paulista de Direito, do Instituto de Direito Social, da Associácion Iberoamericana de Derecho Del Trabajo e do Instituto Latinoamericano de Derecho Del Trabajo y de la Seguridad Social. Ordem do Mérito Judiciário, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho. Juiz Togado de carreira pelo tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, do qual foi Corregedor e Vice-Presidente. Estágio na Columbia University of New York, junto ao Professor Mark Barenberg.
______________
-
Lucia Rossetto Theodoro, advogada em Primavera do Leste/MT
____________