Migalhas Quentes

Por meio de ADIn, PSDB questiona no STF pagamento de Cofins por sociedades profissionais

24/4/2008


Recolhimento

Por meio de ADIn, PSDB questiona no STF pagamento de Cofins por sociedades profissionais

Por meio da ADIn 4071 (clique aqui), o PSDB questiona no STF o artigo 56 da Lei n°. 9.430/96 (clique aqui), que determina o recolhimento da Cofins por parte das sociedades civis de prestação de serviços de profissão regulamentada.

O PSDB afirma que a LC 70/91 (clique aqui), que instituiu a Cofins, isentou da contribuição as sociedades civis. Para o partido, tal isenção se explica pelo fato de as sociedades profissionais terem natureza distinta das sociedades mercantis, que devem recolher a Cofins. Por isso, caberia às sociedades civis o mesmo tratamento tributário dado às pessoas físicas – a isenção, uma vez que esse tipo de associação possuiria "caráter meramente acessório".

As pessoas físicas – profissionais liberais, que prestam os mesmos serviços profissionais em caráter autônomo – não pagam a Cofins, "daí a razão pela qual a lei complementar exonerou essas sociedades", pondera o autor da ação.

O partido também sustenta que uma lei complementar não pode ter sua competência "invadida e sobrelevada por uma lei ordinária". Isenção de tributos é norma estrutural e, portanto, matéria de lei complementar, alega o PSDB, lembrando que esse tipo de norma exige quorum qualificado no Congresso para ser aprovada. A matéria, uma vez disciplinada por lei complementar, sustenta a agremiação, não pode ser alterada por lei ordinária, que pode ser aprovada por maioria simples no parlamento.

O PSDB pede a declaração de inconstitucionalidade do artigo 56 da Lei 9.430/96, por violação aos artigos 69, 146 e 154 da Constituição Federal (clique aqui), que dispõe sobre a lei complementar. Alternativamente, se a Corte negar o pedido, o partido requer que as sociedades profissionais somente tenham como obrigatório o pagamento da Cofins após o trânsito em julgado da decisão definitiva do Plenário.

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado João Neto é preso por suspeita de agredir namorada; veja vídeo

15/4/2025

Gilmar Mendes suspende ações sobre pejotização em todo o país

14/4/2025

Juíza nega aplicar nova lei e mantém custas antecipadas a advogado

14/4/2025

Gilmar vê repercussão geral em caso de IR sobre herança antecipada

14/4/2025

Advogados analisam decisão de Gilmar que suspendeu ações de pejotização

14/4/2025

Artigos Mais Lidos

O juízo 100% digital vs a corte Mc Donald’s

14/4/2025

Reforma tributária e setor de combustíveis

14/4/2025

Quanto tempo leva o acerto pós perícia do INSS?

14/4/2025

Fluxo migratório internacional e apatridia

14/4/2025

“A infância encarcerada”

14/4/2025