Migalhas Quentes

Amaral e Melo Advogados promove projeto imersivo a alunos de Direito

Em parceria com a Faculdade FGI, iniciativa é mensal e visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a rotina de trabalho em um escritório.

18/3/2025

A realidade do mercado de trabalho pode nem sempre estar esclarecida aos universitários durante os estudos. No cenário do Direito, cujas possibilidades de especializações e carreiras são variadas, essa compreensão prática pode se mostrar um grande desafio.

Pensando em desmistificar o segmento e ampliar a percepção sobre os processos diários de trabalho, o escritório Amaral e Melo Advogados, em parceria com a Faculdade FGI, desenvolveu o projeto "Experiência AeM", que visa dar a oportunidade aos acadêmicos de Direito entenderem melhor como é a rotina em um escritório de advocacia na prática.

O gestor do Amaral e Melo Advogados, Ricardo Assis, conta que a iniciativa foi criada em 2024. "Nosso objetivo também é social, afinal, a ideia é fomentar e contribuir com as instituições de ensino para que tenhamos cada vez mais profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho", diz.

O gestor comenta que a ação, que já está em sua 4ª edição, é realizada uma vez por mês, sempre em uma sexta-feira, dia em que os estudantes são recebidos na sede do escritório para um período de imersão.

"Primeiro, nós apresentamos a história do escritório, e na sequência é apresentada a nossa estrutura até o detalhamento da função de um advogado especializado no agronegócio. Após, sempre um membro da nossa equipe conta um pouco da sua trajetória, na intenção de contribuir para o entendimento pessoal de cada aluno sobre o que é a advocacia, desde o início da carreira até a fase atual dos profissionais que estão aqui", explica.

Amaral e Melo Advogados realiza projeto de experiência imersiva para estudantes de Direito.(Imagem: Divulgação)

Assis ainda enfatiza que se trata de um projeto que o Amaral e Melo deseja manter continuamente. "A parceria com a coordenação de Direito da FGI já tem gerado bons resultados. E, da nossa parte, é uma forma de mostrar como é realmente ser um jurídico no agro", complementa. 

O estudante Gabriel Moraes de Carvalho Rios, aluno do 4º período de Direito na FGI, comenta que foi um momento enriquecedor. "Para mim, foi uma oportunidade de entender um pouco mais sobre a rotina em um escritório especializado no agronegócio, a principal atividade do nosso Estado".

"Nós pudemos aprender também sobre áreas complementares ao Direito, como gestão e marketing. Foi uma experiência incrível e eu creio que vou conseguir utilizar bastante todo o conhecimento adquirido", garante.

Já para o aluno do 6º período da Faculdade de Direito da FGI, Lucas Ferreira Brito, o projeto representou uma possibilidade de ampliar o horizonte de ideias sobre o ofício. "Pude entender o que de fato é a advocacia, com o que de fato se lida no trabalho".

"Também consegui compreender melhor a parte comercial dentro do mercado, sabendo o que é possível ser feito nesse aspecto, e ainda sobre o agronegócio, que tem um grande potencial de evolução. Aprendi muito e acredito que vou utilizar tudo isso na minha carreira profissional", finaliza. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregada que negou registro para manter Bolsa Família pagará má-fé

27/3/2025

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

25/3/2025

Juiz admite penhora de imóvel de R$ 9 mi mesmo sendo bem de família

25/3/2025

STF: 1ª turma rejeita preliminares da defesa em denúncia contra Bolsonaro

25/3/2025

1ª turma do STF recebe denúncia e Bolsonaro e aliados se tornam réus

26/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inclusão de riscos psicossociais pela NR-1 - Adequação empresarial e sanções

25/3/2025

Venda de precatório paga imposto de renda? O STJ diz que não!

25/3/2025

O mais recente posicionamento do STJ sobre pedidos de condenação em danos morais sem a devida comprovação

27/3/2025

Crime da 113 Sul: Quando a investigação virou arma da acusação

26/3/2025

Acordo de sócios e regras de gestão em sociedades médicas

25/3/2025