Opinião
Justiça obriga Brasil Telecom a prover infra-estrutura de Internet
No último dia 11 de julho, o TJ/PR decidiu, por unanimidade, que a Brasil Telecom (BrT) deverá dar continuidade ao fornecimento de serviços de infra-estrutura ADSL ao provedor Terra e, além disso, abster-se de cobrar do provedor os preços do novo contrato que vinha exigindo a adesão, até a decisão final do feito.
Referida decisão põe fim à batalha recursal travada pelas partes nos últimos meses no âmbito da ação ordinária promovida pelo Terra, em face da Brasil Telecom, cujo escopo principal é a obtenção de tutela jurisdicional que determine à operadora a aplicação de preços e condições isonômicas ao Terra com relação ao provedor Br Turbo, pertencente ao Grupo Econômico da BRT.
A origem da demanda é a decisão da BRT de modificar o modelo de negócios até então adotado para o fornecimento de infra-estrutura ADSL aos provedores de acesso à Internet. A partir de então, esses provedores estariam obrigados a remunerar a BRT, segundo determinada tabela de preços, pelo fornecimento da infra-estrutura ADSL que lhes permite direcionar os seus assinantes à rede mundial de computadores.
Os provedores UOL e Globo, reconhecendo-se em situação similar ao Terra, também promoveram ações em face da BrT em seus respectivos foros.
_______________
Fonte: Edição nº 257 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.
_____________________