Migalhas Quentes

Hacker suspeito de adulterar processos em SC é preso em operação

Ação expôs esquema de acesso ilegal e violação de 80 credenciais.

28/1/2025

Na segunda-feira, 27, o Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, por meio do CyberGAECO, com apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, em colaboração com a 1ª promotoria de Justiça de Curitibanos, deflagrou a Operação Skyfall, com o objetivo da operação foi desmantelar esquema de acesso e alteração ilegal de dados processuais no Estado de Santa Catarina, resultando na prisão do principal suspeito, um hacker.

A operação cumpriu dois mandados judiciais expedidos pela vara Regional de Garantias de Lages, em Curitibanos: um de prisão preventiva e um de busca e apreensão. Com o apoio da Polícia Científica, constatou-se que o investigado possuía mais de um terabyte de informações de diversos usuários, compiladas em um sistema próprio que permitia a violação de credenciais e acesso a plataformas privadas, sistemas judiciais e de órgãos de segurança e saúde. 

O suspeito, com histórico de crimes cibernéticos desde a adolescência, é acusado de violar mais de 80 credenciais de usuários com diferentes níveis de acesso, falsificar documentos e adulterar processos para prejudicar a marcha processual.

Operação prende hacker suspeito de invadir sistemas e adulterar processos judiciais.(Imagem: Freepik)

De acordo com as investigações, ele utilizava ferramentas avançadas para ocultar suas ações e dificultar a detecção das invasões. Documentos e equipamentos foram apreendidos para aprofundar a investigação e identificar possíveis cúmplices.

A Operação Skyfall contou com o apoio do NIS do TJ/SC e da Polícia Científica de Santa Catarina. A colaboração interinstitucional foi fundamental para o sucesso da operação, demonstrando o esforço conjunto no combate a crimes cibernéticos.

Graças ao trabalho conjunto de inteligência foi possível solucionar mais um caso de golpe que se perpetrava contra o sistema de justiça em Santa Catarina. Isso reforça a importância do trabalho integrado para combater todo e qualquer ataque às instituições e evitar que mais cidadãos sejam lesados”, pontuou o coordenador do NIS do TJ/SC, desembargador Sidney Eloy Dalabrida.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ: Empresa responde por dados de clientes vazados após ataque hacker

3/12/2024
Migalhas Quentes

STJ: Financeira responde por golpe do boleto por vazar dados pessoais

3/10/2023
Migalhas Quentes

STJ: Consumidora que teve dados vazados não será indenizada pela Enel

16/3/2023

Notícias Mais Lidas

Juíza esposa de policial morto em ataque foi salva por carro blindado

31/3/2025

Mulher vítima de violência é sequestrada durante audiência virtual

2/4/2025

Academia indenizará mulher barrada após fazer stiff: "homens no local"

31/3/2025

Acórdão do TJ/MT cita dispositivo do Código Civil que não existe

2/4/2025

TJ/SP reduz para R$ 12 mil pensão a filha e neto: "sem ostentação"

31/3/2025

Artigos Mais Lidos

Inconstitucionalidade da lei Federal 15.109/25 que posterga o pagamento de custas nas cobranças de honorários advocatícios

31/3/2025

Incompreensível controvérsia sobre a lei que dispensa adiantamento de custas

1/4/2025

As ações coletivas em matéria tributária e a “venda de coisas julgadas”

2/4/2025

Leilão do imóvel pode ser anulado por erro do banco

31/3/2025

Uma alternativa necessária – A conversão em perdas e danos

31/3/2025