A obra "Da primeira procuração até o último precatório" (CLA Editora 124p.) aborda conquistas e desafios do autor Antônio Roberto Sandoval Filho(Advocacia Sandoval Filho), que dedicou 45 anos à defesa jurídica de servidores públicos paulistas.
O livro conta, em primeira pessoa, a história da carreira, das conquistas e dos desafios do advogado paulista, que dedicou anos à defesa jurídica de servidores públicos paulistas. Seu primeiro objetivo, com o livro, foi esclarecer os clientes sobre seus direitos e ajudá-los a entender por que o pagamento dos precatórios leva tanto tempo, mostrando, ao mesmo tempo, que não basta ao advogado batalhar no campo jurídico para fazer prevalecer a sua tese e vencer um processo, pois há sucessivos adiamentos e desculpas para que o pagamento dos precatórios não seja realizado.
O autor também buscou tornar mais acessível ao público o tema “precatórios”, que são um instrumento jurídico que equivale a uma ordem de pagamento concedida pelo Poder Judiciário contra um estado, município, autarquia pública, o Distrito Federal ou a União.
Ao longo do livro, são relatados diversos exemplos de ações e seus resultados, incluindo pedidos de Intervenção Federal no Estado de São Paulo por conta da inadimplência do Executivo, que se recusava a pagar os precatórios alimentares.
É uma obra voltada ao público em geral, e não exclusivamente aos advogados e outros agentes do Direito, tratando as questões técnicas de maneira a serem entendidas por qualquer pessoa, em linguagem simples e acessível.
Sobre o autor:
Antônio Roberto Sandoval Filho advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1979. Cursou Mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade São Paulo 1980-1982.
-----
Ganhador:
Alberto Carlos Machado Pedreira, de São Paulo/SP