Migalhas Quentes

AMB realiza hoje ato público contra a corrupção

A AMB realiza hoje o ato público "Juízes contra a Corrupção", uma mobilização que visa o fim do foro privilegiado, apontado pelos juízes como vetor da impunidade nos crimes contra a administração e o patrimônio públicos. Serão apresentados estudos estatísticos sobre a tramitação de processos no STF e STJ, além de propostas para acelerar o julgamento desses crimes.

5/7/2007


Hoje

AMB realiza ato público contra a corrupção

A AMB realiza hoje o ato público "Juízes contra a Corrupção", uma mobilização que visa o fim do foro privilegiado, apontado pelos juízes como vetor da impunidade nos crimes contra a administração e o patrimônio públicos. Serão apresentados estudos estatísticos sobre a tramitação de processos no STF e STJ, além de propostas para acelerar o julgamento desses crimes. O evento teve início às 10h, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília/DF.

Para a AMB, um dos motivos para a impunidade é a falta de estrutura dos tribunais superiores para instruir e julgar os processos de corrupção. Para o presidente da AMB, Rodrigo Collaço, "É impossível para o ministro deixar de lado os milhares de casos que têm para julgar com o objetivo de ouvir testemunhas ou praticar atos de instrução que são típicos de instâncias inferiores; essa falta de estrutura acaba beneficiando os que têm foro privilegiado", explica.

Diante desse quadro, os magistrados propõem o fim do foro privilegiado e a aprovação dos projetos de lei que tornam prioritários os julgamentos dos crimes contra o patrimônio público e a corrupção. Outra proposta é a criação, estruturação e difusão de varas e câmaras especializadas para o julgamento desses crimes, a exemplo do TJ/RS.

______________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Procurador que cuspiu em funcionária faz acordo e pede perdão: “não sou monstro”

18/7/2024

Juiz considera que apelido de "capivara" a trabalhadora não é ofensivo

18/7/2024

Servidor com problemas psiquiátricos demitido por faltas será reintegrado

19/7/2024

Servidor devolverá quase meio milhão ao erário por benefício indevido

19/7/2024

Morre, aos 104 anos, o advogado Hermano de Villemor Amaral

18/7/2024

Artigos Mais Lidos

STJ altera a metodologia de cálculo de tarifa para condomínios sem hidrômetro individualizado

19/7/2024

Recuperação judicial fraudulenta

18/7/2024

Bula digital de medicamentos: Uma análise crítica sobre a recente decisão da Anvisa

18/7/2024

Alterações na cessão de direitos creditórios e no CTN

19/7/2024

Usucapião de servidão: Possibilidade e aspectos relevantes

18/7/2024