O diretor da AASP, Antonio Carlos Freitas, acredita que é preciso uma evolução legislativa, mas já há um bom avanço na tecnologia auxiliando a coleta e apresentação de provas.
Segundo ele, a lei de liberdade econômica possibilitou, por exemplo, junto com a MP 2.200/01, que é a que trata do certificado digital do ICP Brasil, a utilização da tecnologia blockchain para provas digitais.
"Então, isso é um grande avanço, mas ainda embrionário frente a toda a tecnologia que nós temos hoje em dia e, principalmente no contexto da Inteligência artificial. Se a utilização dela vai ser boa, ou eventualmente ruim, principalmente a inteligência artificial generativa. Temos muitos desafios pela frente."
Assista.
O evento
Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Campos do Jordão/SP, ocorre o 15º Encontro Anual da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. O evento de três dias reunirá grandes nomes do Direito para debater temas como reforma tributária, reforma do Código Civil, uso de câmeras nos uniformes, entretenimento e redes sociais, Direito Probatório e Direito Público, além de promover diálogos entre advocacia e tribunais.
Acesse a cobertura completa do evento.