O juiz de Direito Gustavo Gomes Kalil, da 4ª vara Criminal do RJ, decidiu pronunciar o ex-bombeiro Maxwell Simões Correa, conhecido como "Swell", pelas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridas em 2018, no Largo do Estácio. Com essa decisão, Maxwell será levado a Júri popular.
Os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiróz são apontados como os executores do crime. Eles teriam seguido o carro da vereadora, que havia saído de um evento na Lapa e se dirigia para a Tijuca. Do banco traseiro de um veículo Cobalt, dirigido por Élcio Queiróz, Ronnie Lessa teria disparado os tiros que mataram Marielle e Anderson.
A participação de Maxwell foi revelada na delação premiada de Élcio Queiróz. Segundo o delator, o ex-bombeiro foi responsável por eliminar o carro Cobalt, que seria de sua propriedade e teria sido emprestado a Ronnie Lessa. O veículo teria sido entregue a um amigo de Maxwell, conhecido como "Orelha", proprietário de um ferro-velho em Rocha Miranda.
Na decisão, o juiz também manteve a prisão de Maxwell.
- Processo: 0029021-13.2023.8.19.0001
Veja a decisão.