Iniciar uma carreira na advocacia é um desafio que requer dedicação, estudo constante e habilidades práticas. Para auxiliar aqueles que estão dando os primeiros passos nessa trajetória, advogados experientes compartilham conselhos valiosos sobre como enfrentar as dificuldades iniciais e se destacar no mercado. A seguir, apresentam-se algumas orientações essenciais para os novos profissionais do Direito.
Teresa Arruda Alvim
Sócia do escritório Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados, livre-docente, doutora e mestre em Direito pela PUC/SP
“Se você é recém-formado, o primeiro conselho que eu te daria é o seguinte: veja se você realmente gosta de ser advogado. Isso porque se trata de uma profissão que demanda extrema dedicação. Advogados existem às centenas e aos milhares! Então, se você quer ser um bom advogado, tem que se sobressair. Ser percebido na multidão. Para isso, você vai ter que estudar muito! Estudar, estudar, estudar para advogar com ética e seriedade. Saber se expressar de forma clara e convincente. Estar atualizado. Enfim, ter FOCO e se dedicar. E, se você não gostar do que faz, sua vida vai ser um tormento! Portanto, preste atenção no seu ‘coração’… por incrível que pareça, é ele que deve decidir.”
Antonio Cláudio Mariz de Oliveira
Advogado, sócio da Advocacia Mariz de Oliveira
“A cada ano que passa, e já são 54 anos de formado, eu mais admiro e estimo a minha própria profissão. Entendo que o advogado é um homem voltado para os interesses alheios, e isso é de uma nobreza muito grande: postular, se responsabilizar, ser a voz de quem não tem voz nem vez.
Ao jovem advogado, meus parabéns, em primeiro lugar, pela escolha da profissão. Como conselho, digo que o importante é amar a advocacia e ver a advocacia como um instrumento de melhoria da sociedade brasileira e da humanidade em geral. Continuem a advogar, mas sempre amando a profissão e dedicando-se a ela acima de qualquer outro interesse. Os outros interesses serão satisfeitos como decorrência do amor de vocês pela advocacia.”
Sidnei Beneti
Ministro aposentado do STJ e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras
“Aos novos advogados, vistos por um velho juiz…
Mudaram-se os tempos, certo, desde aqueles anos de 1964 a 1968, em que vivi a faculdade, sustentando nossos ideais. Na magistratura, convivi por 42 anos, 7 meses e 7 dias com gerações de novos advogados, hoje, muitos, grandes juristas. Viver o Direito é renovar, sempre, o milenar edifício da Justiça. As formas mudam, tangidas pelos anseios transformadores da grande sociedade humana. O núcleo do Direito, não. Esse permanece sobranceiro em cada novo jurista. Foi assim sempre, e assim será. Boa sorte aos novos advogados, na realização profissional e na luta permanente pela justiça!”
Luiz Flávio Borges D'Urso
Advogado criminalista do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, mestre e doutor em Direito Penal pela USP
“Neste 11 de agosto, Dia do Advogado, uma dúvida ressurge, principalmente para os colegas mais jovens, sobre o futuro de nossa profissão.
Sempre reitero que erra quem acredita que o mercado de trabalho está saturado. Pelo contrário, o mercado está escancarado, mas somente para aqueles que estão preparados, que se dedicam incansavelmente e, especialmente, para aqueles que estudam.
O estudo deve ser diário e até o nosso último suspiro existencial, pois um dia sem estudar é um dia a menos como advogado.
Alguns nichos de mercado já existentes, mas não percebidos adequadamente, e novos mercados que surgem rapidamente, são cada vez mais frequentes e competitivos, além de altamente seletivos.
Mercados como os do Direito Ambiental, do Direito Espacial, do Direito Digital, do Direito dos Criptoativos, do Biodireito, do Direito Desportivo, dos Direitos da Mulher e das Minorias, do Direito Internacional, além de outros, ainda carecem de profissionais competentes.
Com a dedicação diária aos estudos e com um comportamento profissional honesto, ético, leal, humanista e transparente, se sedimenta uma reputação positiva.
Essa percepção da realidade de mercado e da correta utilização dos recursos tecnológicos, destacadamente da inteligência artificial, em nossa atividade profissional, alicerçada em uma reputação positiva e aliada a uma capacitação permanente, resulta, inevitavelmente, em uma carreira de sucesso.
Sempre repito que todas as profissões são importantes para a sociedade, mas a nossa é a mais linda de todas! Ela nos transforma, e juntos, podemos transformar o mundo!
Colegas advogados, parabéns pelo nosso dia e sejam muito felizes em nossa profissão!”