Migalhas Quentes

Psol aciona STF para impedir crianças de repatriação se há suspeita de violência doméstica

Partido apresentou ação para impedir que crianças sejam obrigadas a retornar ao exterior em casos de violência doméstica. Ministro Barroso levará o caso diretamente ao plenário do STF.

25/7/2024

O Psol apresentou ação no STF para impedir que crianças trazidas ao Brasil pela mãe, sem a autorização do pai, sejam obrigadas a retornar ao exterior quando houver suspeita fundamentada de violência doméstica, mesmo que a criança não seja a vítima direta. Por prevenção, a ação  foi distribuída ao ministro Luís Roberto Barroso, relator da ADIn 4.245, que trata do mesmo tema.

Devido à relevância, o ministro decidiu levar o caso diretamente ao plenário do STF para julgamento no mérito, sem análise prévia do pedido de liminar, e solicitou as informações de praxe à presidência da República, ao Senado e à Câmara.

Partido pede que STF impeça repatriação de crianças quando houver suspeita de violência doméstica.(Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

A regra questionada é a Convenção sobre Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças (Convenção da Haia). Entre as situações mais comuns reguladas pelo tratado estão os casos em que um dos pais ou parentes próximos, desrespeitando o direito de guarda, leva a criança para outro país, afastando-a arbitrariamente do convívio familiar.

De acordo com o artigo 13, alínea b, da convenção, a autoridade judicial ou administrativa do Estado para onde a criança for levada não é obrigada a ordenar o seu retorno se for comprovado risco grave de que ela fique sujeita a perigos físicos ou psíquicos ou em situação intolerável. O que o Psol pretende é que a violência contra a mãe seja interpretada como uma das exceções ao retorno da criança ao país de origem.

Para o partido, o objetivo é que a mulher nessa situação tenha no Brasil proteção sociojurídica para viver com seu filho. Nesse caso, argumenta que deve prevalecer a segurança da mulher e da criança em detrimento da guarda do pai.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Repatriação de artefatos e restos mortais: o imperativo de devolver o passado

9/11/2023
Migalhas Quentes

STF valida regime especial previsto na lei de repatriação

1/11/2023
Migalhas de Peso

A lei de repatriação, o acordo de parceria internacional para governo aberto e o novo entendimento da receita Federal

14/2/2019

Notícias Mais Lidas

Concurso para advogado público tem salário de R$ 1.412

24/7/2024

Desembargadora aposentada que ganha R$ 46 mil terá salário penhorado por dívida

25/7/2024

Justiça de SP admite penhora de bens dos sócios da 123 Milhas

24/7/2024

TJ/SP nega indenização a Deolane Bezerra por termo "bafuda" no Google

25/7/2024

Policial preso injustamente por 461 dias hoje cursa Direito na USP

24/7/2024

Artigos Mais Lidos

A evolução médica e jurídica da autodeterminação do paciente Testemunha de Jeová em escolher tratamento médico sem sangue recomendado pela OMS e disponível no SUS

25/7/2024

O que o agente consular vê no computador durante a entrevista de visto?

24/7/2024

A reincidência na aplicação da minorante do tráfico - Análise do HC 243.463 do STF

24/7/2024

Entenda por que a PEC 66/23 pode aumentar o tempo de espera pelo pagamento de precatórios

24/7/2024

Juros e atualização monetária no CC brasileiro: As alterações promovidas pela lei 14.905/24 no CC

26/7/2024