Migalhas Quentes

Latam aciona STF contra transporte de pets na cabine de avião

Companhia levantou questões de segurança, conforto dos passageiros e possíveis impactos econômicos e jurídicos para as empresas de aviação.

1/7/2024

A Latam acionou o STF buscando impedir a obrigatoriedade de transportar cachorros de apoio emocional na cabine de seus voos, fora da caixa de transporte. 

A medida foi tomada após decisão judicial determinar que a companhia deveria permitir que o animal de estimação de uma passageira viajasse com ela na cabine, em vez de ser transportado no compartimento de carga.

401315

Em novembro de 2023, a jornalista Cris Berger conseguiu na Justiça de Santa Catarina liminar que a permite levar sua cachorra, Ella, uma Shar-pei de 18 quilos, na cabine de passageiros. Essa decisão é válida para todas as passagens que ela adquirir da companhia aérea até setembro de 2024.

Cris Berger comprovou, ao 2º JEC de Florianópolis/SC, diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, déficit de atenção e hiperatividade, justificando a necessidade do cão como apoio emocional durante as viagens.

A jornalista Cris Berger conseguiu viajar com sua cachorra de apoio emocional, Ella, de 18 kg, na cabine do avião.(Imagem: Reprodução/Instagram/cris_berger)

Deturpação da dependência emocional

Segundo noticiado pelo Metrópoles, para a Latam , a decisão judicial de Santa Catarina representa uma grave violação ao princípio da livre iniciativa. Ela alegou que, no caso da jornalista e em muitos outros semelhantes, não há nenhuma dependência emocional real em relação ao animal.

A companhia argumenta que a decisão judicial que impôs a presença do cão na cabine contraria normas de segurança e regulamentações internas da empresa. Destaca que a presença de animais na cabine pode causar desconforto aos demais passageiros e que existem políticas específicas para o transporte seguro de animais, as quais foram desconsideradas pela decisão judicial.

A Latam considerou totalmente inaceitável transportar um cão de quase 20 kg dessa forma, alegando transtornos à tripulação e prejuízo na execução de seus serviços. A empresa afirmou que sua reputação poderia ser prejudicada, resultando em uma possível queda na procura por passagens e causando danos econômicos.

A companhia também destacou possíveis custos adicionais com limpeza e manutenção do interior dos aviões, eventuais reembolsos ou compensações para passageiros insatisfeitos e até pagamentos por danos morais. Questões de segurança foram mencionadas, como a possibilidade de um cão de grande porte dificultar a evacuação da aeronave em caso de emergência.

Quanto à raça do cão, um Shar-pei, a Latam afirmou que é conhecido por ser bastante agressivo e argumentou que pessoas com cinofobia, medo irracional de cães, poderiam ficar profundamente incomodadas com o animal na cabine.

Assim, a Latam solicita que seja reconsiderada a decisão anterior, enfatizando a necessidade de seguir os protocolos estabelecidos pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil e as diretrizes de segurança internacional. A empresa reforça que a decisão judicial pode abrir precedentes para futuras demandas similares, comprometendo a segurança e o conforto dos voos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Câmara aprova PL de transporte de animais domésticos em cabines de aviões

9/5/2024
Migalhas Quentes

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024
Migalhas Quentes

TRF-3 autoriza passageira a viajar com cão de suporte em voo doméstico

2/2/2024
Migalhas Quentes

Latam indenizará mulher impedida de embarcar seu animal de estimação

10/11/2023
Migalhas Quentes

Cias aéreas têm autonomia para negar pets em voos, diz advogado

13/10/2023
Migalhas Quentes

TAP se nega a embarcar cão de suporte e juíza permite força policial

20/7/2023
Migalhas Quentes

TJ/SP: Passageira poderá embarcar em avião com cão de apoio emocional

8/5/2022
Migalhas Quentes

Passageira com depressão poderá viajar com cadela na cabine do avião

22/4/2022

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024