Migalhas Quentes

TSE mantém preventiva de ex-deputado por violência política de gênero

Plenário rejeitou o pedido de habeas corpus de Wladimir Afonso Rabelo da Costa, acusado de ameaça, perseguição e ofensa a deputada Federal.

26/6/2024

Em sessão plenária realizada nesta terça-feira, 25, o TSE decidiu, por unanimidade, indeferir o pedido de revogação da prisão preventiva do ex-deputado Wladimir Afonso Rabelo da Costa. O acusado responde por violência política de gênero contra a deputada Federal Renilce Conceição Nicodemos de Albuquerque, crime tipificado nos arts. 326-B e 327, V, do Código Eleitoral, bem como no art. 359-P do Código Penal.

Conforme consta nos autos do inquérito, o ex-parlamentar utilizou suas redes sociais para proferir ameaças e perseguir a vítima, impulsionando vídeos com conteúdo ofensivo e humilhante. As ações culminaram na divulgação do número de telefone da deputada em um cartão virtual, amplamente compartilhado nas redes sociais. Além disso, o acusado realizou transmissões ao vivo com insinuações sobre a vida pessoal da vítima, incitando a violência contra a mesma.

TSE mantém prisão preventiva de ex-deputado acusado de praticar violência política de gênero.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

A relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, em seu voto, reconstituiu o histórico processual, evidenciando que o acusado já havia obtido um habeas corpus junto ao TRE/PA em abril deste ano. No entanto, a decisão foi revista e revogada no mês subsequente.

A ministra ressaltou que, embora o ex-deputado tenha cumprido medidas cautelares previamente impostas, como o uso de tornozeleira eletrônica e o distanciamento físico da vítima, tais medidas não foram suficientes para garantir a ordem pública e evitar a reiteração da violência de gênero.

A relatora ainda destacou que, mesmo após a imposição das medidas cautelares, novas ofensas perpetradas pela internet foram registradas, incluindo a criação de um personagem com conotação pejorativa direcionada à vítima.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Eleições: TSE aprova súmula sobre fraude à cota de gênero

16/5/2024
Migalhas Quentes

Moraes revoga domiciliar e determina prisão de Roberto Jefferson

23/10/2022

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024