Migalhas Quentes

Após decisão do STF, Lira diz que PEC das Drogas seguirá tramitação normal

"Eu não tenho opinião porque você não opina a respeito de decisões judiciais; ou você recorre ou você legisla", disse o presidente da Câmara.

26/6/2024

Nesta terça-feira, 25, o STF decidiu, por maioria, que o porte de maconha para uso pessoal constitui um ilícito administrativo, e não penal. A decisão estabelece que o uso de maconha deixará de ser considerado crime, embora continue sendo tratado como uma infração administrativa.

Já na manhã de hoje, em Portugal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falou sobre a decisão do STF e o andamento da PEC 45/23, que trata da criminalização da posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente.

Lira destacou a independência dos trâmites legislativos em relação às decisões judiciais, ressaltando que a PEC segue seu curso normal no Congresso:

"Primeiro, é importante que vocês tenham acesso a como funcionam as coisas no Legislativo. A PEC votada no Senado Federal está tendo uma tramitação absolutamente normal, independente do que ocorre no outro poder. Ela foi enviada à CCJ, teve sua admissibilidade aprovada e, depois de aprovada a admissibilidade, a PEC cria a comissão especial por chancela. Eu estava em Portugal quando a chancela normalmente da casa instala automaticamente uma comissão. Então, ela nem será apressada nem será retardada. Como eu sempre falei, ela terá um trâmite normal no aspecto legislativo para que o Parlamento possa se debruçar ou não sobre esse assunto que veio originalmente do Senado Federal."

O presidente da Câmara também se isentou de comentar a decisão judicial, enfatizando a separação entre os Poderes:

"Eu não tenho opinião porque você não opina a respeito de decisões judiciais; ou você recorre ou você legisla. (...) Não existe consenso na política para nada. Agora, o que existe, eu penso, é uma maioria que hoje se coloca razoavelmente favorável ao texto da PEC, mas isso a gente só vai ver quando e se a PEC estiver pronta para ir para plenário, quando o plenário se posicionar."

O evento

O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordará o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF descriminaliza uso de maconha

25/6/2024
Migalhas Quentes

Senado aprova PEC que criminaliza porte de drogas; texto vai à Câmara

17/4/2024
Migalhas de Peso

PEC das Drogas: Proibição ou liberação?

16/4/2024

Notícias Mais Lidas

Juíza acusa advogados de usar Justiça como "loteria" e extingue ação

27/6/2024

Advogada gestante tem negada prioridade em sustentação no TRT-4

28/6/2024

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

Lula sanciona lei que taxa compras internacionais de até US$ 50

27/6/2024

Domicílio Judicial Eletrônico: CNJ suspende prazo de cadastramento compulsório para empresas

28/6/2024

Artigos Mais Lidos

Gratuidades no registro civil e repasses - A inversão é salutar

28/6/2024

Como ser assertivo sem ser grosseiro na advocacia?

27/6/2024

O heptâmetro de quintiliano: a “fórmula mágica” para acusação e para defesa no plenário do júri

27/6/2024

Senado aprova novo marco legal do contrato de seguro: Segurança jurídica e proteção ampliada para consumidores

28/6/2024

Cortes de gastos públicos: De opção à imposição

28/6/2024