Migalhas Quentes

Silveiro Advogados participa da Conferência Mundial de Direito Digital

Rodrigo Azevedo, coordenador da área de Direito Digital do escritório Silveiro Advogados, participa da conferência que acontece em Washington dia 10/5, às 11h30 (horário local).

2/5/2024

No dia 10/5, às 11h30 (14h30 - horário de Brasília), o advogado Rodrigo Azevedo, coordenador da área de Direito Digital do escritório Silveiro Advogados, será encarregado de apresentar as iniciativas atuais de regulação da IA na América Latina – e a sua conveniência –  no painel "Session 6A - Uncharted Waters: Navigating AI Regulation in Latin America and Africana "World Technology Law Conference" (Conferência Mundial de Direito Digital) da iTechLaw, a principal entidade global desse segmento. O evento acontecerá em Washington, DC, Estados Unidos, entre os dias 8/5 e 10/5. 

A América Latina apresenta peculiaridades e necessidades especiais no que se refere ao desenvolvimento da IA e à capacidade de atender a padrões internacionais de conformidade no curto prazo. Isso inclui sub-dimensão de dados, infraestrutura digital insuficiente, baixa qualificação de mão de obra, diversidade linguística, dentre outras questões.

Rodrigo Azevedo, advogado do Silveiro Advogados(Imagem: Divulgação)

"Quando se fala de regulação da IA, costuma-se analisar unicamente as perspectivas europeias (incluindo o chamado "AI Act") e norte-americana. América Latina e África acabam sendo esquecidas, muito embora haja iniciativas inovadoras que merecem destaque. Este é o caso do sandbox regulatório colombiano, por exemplo, ou a previsão de uma lista de direitos das pessoas afetadas por sistemas de IA no projeto brasileiro", afirma Azevedo.

Há questões estruturais e culturais que podem demandar tratamento diverso da matéria no Brasil e na América Latina, frente a Europa e Estados Unidos. No caso da implementação da LGPD no Brasil, as pequenas e médias empresas, maioria no país, têm enfrentado sérias dificuldades para estarem em conformidade com requisitos pensados para empresas mais consolidadas.

"O grande debate do evento é em relação ao momento de regular a IA, se é agora ou se melhor aguardar mais um pouco, para avaliar os resultados das abordagens externas e não obstaculizar o desenvolvimento tecnológico local. Há riscos nos dois caminhos. Temos que fazer a nossa escolha, considerando a nossa realidade", afirma o advogado.

Ao lado do brasileiro, também integrarão o painel o professor Ibrahim Haroon, da área de Direito Digital e Política de Inovação na Universidade de Oxford, no Reino Unido, que mostrará o cenário na África, e a advogada Sahara Bejarano Tovar, da Microsoft, que fará a mediação do debate.

Mais informações, clique aqui.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024