Na obra "Filosofia do direito em crise: uma leitura a partir do niilismo" (Dialética - 444p.), o autor Roberto Beijato Junior explora as virtualidades teóricas, para o campo do Direito, do diagnóstico filosófico feito por Nietzsche a respeito da escalada do niilismo na sociedade.
"Esta análise encontra uma atestação exemplar no âmbito do Direito, pois no curso de nossa tradição cultural, filósofos, juristas e políticos, a despeito das distintas épocas em que desenvolveram sua reflexão, bem como das diferenças de doutrina e método, estiveram de acordo quanto à concepção da sociedade como um organismo ordenado segundo diretrizes normativas fundadas na racionalidade e na justiça, e expressas numa lei fundamental – a constituição jurídica.
Nesse espírito, o autor submete a escrutínio crítico rigoroso os conceitos nucleares das ciências sociais, da filosofia do Direito e da filosofia política, questionados por ele em chave crítico-genealógica, evidenciando que se encontram em um limiar de desvalorização.
Vivemos hoje ainda em meio às incertezas que o livro descreve e analisa. Um dos grandes méritos desta obra consiste, então, em oferecer uma densa reflexão, que nos ajuda a compreender como podem se estruturar e definir novos paradigmas no campo do Direito, tanto no âmbito da teoria e como da prática. Este é, portanto, um livro indispensável para quem se sente concernido por este conjunto de questões e desafiado por elas." Oswaldo Giacoia Junior
Sobre o autor:
Roberto Beijato Junior é doutor e mestre em Filosofia do Direito pela PUC/SP. Professor da Faculdade de Direito do IBMEC/SP. Membro efetivo da ABRAFI - Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito.
-----
Ganhador:
- Fernando Paim do Amaral, de Porto Alegre/RS.