Quem navegou pelas redes sociais neste fim de semana certamente se deparou com o meme "Valeu, Natalina" em algum momento. Originada de um vídeo do humorista Diogo Defante, a expressão agora é alvo de um processo judicial.
Com efeito, a família do adolescente que protagoniza as imagens busca indenização por violação de direito de imagem. A mãe do jovem acusa Defante de utilizar a imagem de seu filho para propósitos comerciais.
"A expressão 'Valeu, Natalina' foi criada pelo adolescente, que, sem sombra de dúvida, contribuiu significativamente para a ascensão do réu, tornando o bordão amplamente reconhecido nas redes sociais, entre artistas e personalidades. Portanto, é evidente que o réu, aproveitando-se da vulnerabilidade do jovem, passou a auferir consideráveis lucros", afirma a petição inicial.
A ação está em trâmite na Justiça do Rio de Janeiro. A família solicita, ademais, que o humorista seja responsabilizado por danos morais e que repasse o montante supostamente obtido com o vídeo para o jovem.
Sobre o meme, em 2019, no vídeo compartilhado no YouTube, Defante entrevistava alguns meninos na rua quando solicitou que um deles enviasse uma mensagem natalina para seu público. Sem compreender completamente, o garoto dirigiu-se à câmera dizendo: "Valeu, Natalina". As imagens acabaram viralizando nas redes sociais.
feliz Natal e valeu natalina pic.twitter.com/kmeTt67l9N
— out of context RJ (@_outofcontextrj) December 24, 2023