Advogado do atirador de Sinop ostenta na internet e vira meme
Midiático, Marcos Vinicius Borges coleciona fotos e vídeos com BMW e itens de luxo nas redes sociais.
Da Redação
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
Atualizado às 17:27
O advogado do atirador da chacina de Sinop viralizou nas redes sociais após conceder entrevista sobre o caso. O "estilo" de Marcos Vinicius Borges, all black, vestindo terno, camisa, gravata e óculos escuros, chamou a atenção da web e rendeu comparações e memes.
Não demorou para que os internautas resgatassem vídeos e fotos do advogado ostentando carros e itens de luxo. Em um dos vídeos, o advogado aparece dirigindo uma BMW, com relógios e anéis dourados, ao som de Gangsta's Paradise.
"O advogado do assassino de Sinop é uma mistura de Saul Goodman com Frederick Wassef com Hermes & Renato com Vesgo do 'Pânico'", disse Antonio Tabet em postagem.
"E esse advogado do Edgar Sinop cheio de vibes ET & Rodolfo", diz o tweet.
"Fato do Johnny Cage ser o advogado do bandido da chacina de Sinop me surpreendeu muito", brincou outro internauta.
A seriedade do caso, no entanto, não passou despercebida pelas redes sociais. Várias foram as críticas ao advogado pela forma como divulgou o caso em suas redes.
"Esse tipo de arrogância de um advogado de defesa diante de um crime bárbaro, como foi este crime de SINOP, é uma atitude normal de um advogado, senhora @CFOAB? Mais parece uma estrela do rap do que um advogado", criticou um usuário.
Em 2021, o advogado foi denunciado pelo MP/MT por supostamente ter se aproveitado de clientes. Na ocasião, policiais colocaram uma faixa em frente ao prédio da OAB Sinop pedindo providências "quanto aos crimes praticados pelo advogado Marcos Vinícius Borges".
Ostentação
Em julho de 2021, OAB aprovou o provimento 205/21, que traz novas regras com o objetivo de ampliar as possibilidades de publicidade na advocacia.
O art. 6º veda, em qualquer publicidade, "a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo, bem como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional".
Contudo, o advogado defendeu, em entrevista à Folha de S.Paulo que a OAB não "pune o dublê de rico". "Não me vejo quebrando qualquer norma da OAB, uma vez que falam de ostentar. Não vi nenhum capítulo no ordenamento que pune o dublê de rico", disse.
A chacina
Na terça-feira, 21, dois homens mataram sete pessoas em um bar em Sinop, após perderem uma aposta jogando sinuca. Entre os mortos, uma criança de 12 anos.
Segundo divulgado, os homens teriam perdido a aposta na sinuca, saíram do bar, e voltaram armados. O vídeo de uma das câmeras do bar mostra um dos homens com uma pistola pedindo para as vítimas fiquem de costas.
Após, o outro homem pega a espingarda calibre 12 mm e atira. Além dos suspeitos, nove pessoas estavam no local.