Migalhas Quentes

Advogada alerta consumidores de golpes onlines durante a Black Friday

Para especialista, o evento atrai a atenção de criminosos nas compras online.

22/11/2023

Na contagem regressiva para a Black Friday, consumidores estão ansiosos por oportunidades, e o comércio, tanto de produtos quanto de serviços, se prepara para ofertas tentadoras. Uma pesquisa da NeoTrust revela que 57% dos consumidores pretendem fazer compras na data, com projeções de R$ 6,98 bilhões em faturamento para o comércio eletrônico, representando um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Porém, nesta data especialistas alertam para os riscos digitais que acompanham o aumento das transações online.

De acordo com Natalia Gigante, sócia da Daniel Advogados, a busca por ofertas na internet, embora eficiente, também aumenta a exposição a contrafação e fraudes. A advogada também destaca os perigos da contrafação, que vão além dos prejuízos às marcas. Produtos falsificados podem representar sérios riscos à saúde, especialmente quando destinados a crianças e idosos.

"Os riscos associados aos produtos falsificados vão além dos danos às marcas. O detentor da marca sofre com o desvio de clientela e prejuízos à sua reputação, ao ver sua marca associada a produtos de qualidade inferior. Esses produtos, ao escaparem de qualquer controle de qualidade, podem causar danos diretos à saúde dos consumidores. Não raramente, esses itens são compostos por materiais tóxicos, apresentando um risco ainda maior quando destinados a crianças, idosos ou animais de estimação. Atenção especial também deve ser dada aos produtos eletrônicos falsificados, devido ao potencial risco de curtos-circuitos que podem resultar em incêndios.”

A especialista ainda afirma que a popularidade da Black Friday também atrai cibercriminosos, que aproveitam para criar websites falsos e realizar fraudes. Para ela, além do lucro financeiro, há também a coleta de dados do consumidor, que pode ser explorada em futuras fraudes.

Sem dúvidas, a internet é uma ferramenta incrível para a pesquisa de preços em relação aos mais variados fornecedores, o que ajuda o consumidor a realizar melhores escolhas. Porém, é importante ter uma busca cuidadosa por páginas oficiais das marcas desejadas ou de seus distribuidores, tanto em relação aos websites, mas também em redes sociais e marketplaces. Além de observar comentários de consumidores e realizar buscas em páginas que permitem a apresentação de reclamações”, diz Natalia.

Advogada alerta sobre golpes nesta data e dá dicas para passar a Black Friday sem dor de cabeça.(Imagem: Freepik.)

Ademais, segundo a advogada, os detentores de marcas devem adotar estratégias para coibir o uso indevido online, contando com assessoria jurídica e tecnologias para monitoramento e remoção eficaz de ameaças. Essas práticas, recomendadas durante todo o ano, exigem atenção especial em datas como a Black Friday. Assim, na garantia da segurança digital, vendedores e consumidores podem aproveitar as compras sem riscos.

Natalia preparou algumas dicas valiosas para garantir o seu produto com tranquilidade nesta data:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Black Friday 2023: Advogado ensina como não cair em fraudes

15/11/2023
Migalhas Quentes

Black Friday: Advogada aponta quais cuidados lojistas devem adotar

1/11/2023
Migalhas Quentes

Advogados explicam como evitar golpes e promover vendas online seguras

4/12/2022

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024