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E-commerce

Advogados explicam como evitar golpes e promover vendas online seguras

Entre Copa do Mundo, Black Friday e Natal, os e-commerces se preparam para as vendas de final de ano, e especialistas ensinam como se proteger de golpes nesse período.

Da Redação

domingo, 4 de dezembro de 2022

Atualizado em 2 de dezembro de 2022 14:24

Empresas e consumidores aguardam, ansiosamente, a chegada do final de ano para aproveitar as promoções de Black Friday e Natal. O advogado especialista em meios de pagamento, Fernando de Albuquerque Flórido, da /asbz, afirmou que, "seguindo a tendência dos últimos anos, grande parte dessas compras deverão ser realizadas por meio de plataformas e-commerce".

De forma diretamente proporcional ao aumento das vendas e-commerce, infelizmente, ocorre o aumento das fraudes nesse período. De acordo com estudo da ClearSale, em 2021, o salto foi de 131,54% nas tentativas de fraudes em compras online, em relação ao mesmo período em 2020.

 (Imagem: Freepik.)

Advogados explicam como evitar golpes e promover vendas online seguras.(Imagem: Freepik.)

Ainda, para Gisele de Assis, especialista em fintechs e meios de pagamento do /asbz, "o grande ponto dessa questão, por vezes desconhecido pelos pequenos/novos e-commerce, é que, em regra, o risco da fraude é do lojista. Ou seja, quando ocorre uma fraude e um portador de cartão não reconhece uma venda em sua fatura, o emissor do cartão, após analisar e acatar a contestação feita pelo portador do cartão, lançará o chamado 'chargeback' e o valor daquela compra não será repassado pela credenciadora ao lojista ou, se já tiver sido repassado, será objeto de estorno".

Para a prevenção dessas fraudes e prejuízos, os especialistas do escritório destacam as principais medidas que podem ser tomadas para que as compras online nesse período sejam unicamente uma boa experiência e ótima oportunidade para alavancar as vendas.

Conheça as dicas:

  • Contrate sistemas antifraude: hoje já é possível a contratação de sistemas antifraude pelos lojistas, fornecidos pelas próprias credenciadoras ou por terceiros. Esta é uma medida simples, mas que traz uma proteção importante aos lojistas. É preciso estar atento, mesmo quando há a validação da transação e autorização de pagamento do emissor do cartão.
  • Cadastro do cliente e checagem de dados: é imprescindível que o site faça um cadastro real do cliente, preferencialmente com a confirmação dos dados fornecidos em bancos públicos de dados, como por exemplo, nome/CPF junto à Receita Federal. A análise do endereço de entrega também auxilia na validação do cadastro - cadastros distintos, com mesmo endereço de entrega devem chamar a atenção do lojista.
  • Compras muito acima do ticket médio habitual: além do cadastro e checagem, após a autorização, no momento da chamada captura da venda, é necessário que o lojista analise se a compra é condizente com o habitual dos seus clientes, compras com valores acima do ticket médio e entregas vultuosas para outros estados/cidades distantes devem chamar a atenção.
  • Guarda de comprovantes: é importante o arquivamento correto e seguro da nota fiscal e do comprovante de entrega. Eles são documentos importantes para fundamentar eventual defesa do site em caso de contestação pelo portador do cartão.
  • Uso de múltiplos cartões para pagamento: outro sinal de alerta que deve ser observado é quando há pedidos de compra realizados com vários cartões diferentes, principalmente quando há sucessivas recusas por parte da financeira. Nestes casos, uma boa forma de prevenção, antes do fechamento da venda, é a solicitação de cópia dos documentos pessoais do consumidor, do cartão que está sendo utilizado e do comprovante do endereço de entrega da mercadoria. Na hipótese de impossibilidade dessa validação, a escolha mais segura para o lojista é não realizar a venda, ainda que a transação em algum momento tenha sido autorizada pelo emissor do cartão.

/asbz

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