Migalhas Quentes

TozziniFreire Advogados discute Investimentos Alternativos

Com moderação de sócios, evento de TozziniFreire Advogados discute Energias Renováveis, Venture Capital, Corporate Venture, Inovação e Special Situations.

29/8/2023

Tema em alta e com diversas oportunidades no mercado brasileiro, os investimentos em Inovação, Venture Capital, Corporate Venture, Energias Renováveis e Special Situations foram assunto de evento realizado por TozziniFreire Advogados. Com abertura de Alexei Bonamin, sócio nas áreas de Mercado de Capitais e Private Equity & Venture Capital do escritório, o encontro contou com quatro painéis e 13 painelistas na última quinta-feira, 24/8.

"O evento organizado pelo grupo de Investimentos Alternativos de TozziniFreire foi concebido a partir de feedbacks que recebemos de clientes e de participantes de mercado sobre as verticais prioritárias de investimentos. O Brasil tem um potencial muito grande para Investimentos Alternativos e cada vez mais vemos fundos de investimento e outros investidores alocando recursos nessa classe de ativos", enfatiza Alexei Bonamin.

Moderado pela sócia nas áreas de Infraestrutura e Energia de TozziniFreire, Ana Carolina Calil, o painel de Energias Renováveis abordou as experiências dos convidados Carolina Rocha, Cristina Penteado, Eliane Lustosa e Mauro Andrade com um investimento ou um projeto específico em energias renováveis. O destaque ficou por conta da grande oportunidade que o Brasil possui para atuar no hidrogênio verde, como insumo para industrialização.

O segundo painel abordou o tema de Inovação, Private Equity (PE), Venture Capital (VC) e Corporate Venture Capital (CVC), debatendo seus os desafios e aprendizados, tanto do ponto de vista de startups, quanto de bancos de investimento, gestoras e grandes corporações. Além disso, o painel abordou o olhar do Venture Capital para novas formas de investir por conta da "economia verde" e o capitalismo consciente referente às expectativas depositadas no mercado sustentável.  Este painel contou com a mediação de Maria Bofill, sócia na área de Private Equity e Venture Capital de TozziniFreire Advogados, Juliana Maluf, também nossa sócia do escritório, Julia de Luca, Luciana Ribeiro e Philippe Schlumpf.

O terceiro painel tratou de Special Situations e teve como painelistas Debora Seripierri, Guilherme Ferreira, Luiza Oswald e Mariana Gauer. Sob moderação da sócia na área de Reestruturação e Recuperação de Empresas do escritório, Gabriela Martines, os convidados debateram a respeito de como o mercado de investimentos em ativos estressados se desenvolveu, especificamente em special situations. O que fez com que o número de gestoras especializadas em ativos estressados dobrasse de tamanho nos últimos cinco anos.

Para tratar das tendências e oportunidades do mercado, Beatriz Seixas, sócia nas áreas de Fusões & Aquisições e Private Equity & Venture Capital de TozziniFreire, mediou a conversa com Karina Saade, CEO da BlackRock Brasil, que trouxe importantes reflexões a respeito da estratégia de alocação de investimentos estrangeiros para o Brasil e da classe de investimentos alternativos no mundo.

João Busin, sócio nas áreas de Fusões & Aquisições e Private Equity & Venture Capital de TozziniFreire Advogados, encerrou o evento organizado pelo grupo de Investimentos Alternativos do escritório.

Evento sobre Investimentos Alternativos realizado pelo escritório TozziniFreire Advogados.(Imagem: Divulgação)

Evento sobre Investimentos Alternativos realizado pelo escritório TozziniFreire Advogados.(Imagem: Divulgação)

Evento sobre Investimentos Alternativos realizado pelo escritório TozziniFreire Advogados.(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025