Migalhas Quentes

Marcio Kayatt aborda ações contra fraude à cota de gênero no Eleitoral

Juiz do TSE/SP ainda avaliou a criação de súmula que combate a prática, anunciada, na semana passada, pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

28/8/2023

O desafio dos Tribunais é fazer cumprir a vontade do legislador. E, nem sempre existem processos em que se discute a fraude à cota de gênero. Essa é a afirmação do juiz do TRE/SP, Marcio Kayatt, em entrevista à TV Migalhas.

Segundo o magistrado, na tentativa de ampliar a discussão da temática, o TSE tem investido na criação de critérios objetivos para que o julgador possa aferir se houve, no caso concreto, fraude ou não à cota de gêneros.

“Esses critérios são diversos, como, por exemplo, a votação zerada, a ausência de voto em nome daquela candidata, candidatos ou candidatas femininos que fazem campanhas declaradamente para outros candidatos.”

Além disso, o juiz avaliou a proposta de súmula sobre fraudes à cota de gênero, anunciada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, no último dia 24.

“Eu não acho que a súmula vai resolver de vez a questão, mas ela vai dar um norte para que nós possamos, nos tribunais regionais, julgar com mais isonomia essas questões.”

Veja a entrevista:

Entenda a súmula

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, comunicou que a Corte deverá apreciar, nos próximos dias, uma proposta de súmula sobre fraudes à cota de gênero. A declaração foi feita ao fim do julgamento de uma Aije contra duas candidaturas femininas fictícias que concorreram ao cargo de vereador de Biritiba-Mirim/SP pelo MDB, em 2020.

"Na última sessão, a ministra Cármen Lúcia já havia destacado a necessidade do TSE estabelecer um regramento sobre esse tema. Diante disso, abri um procedimento administrativo para, daqui a uma ou duas semanas, colocar em votação uma súmula do Tribunal em relação a fraudes à cota de gênero. O objetivo é que haja um padrão a ser adotado já para as eleições 2024", salientou Moraes.

392367

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Ministro Floriano destaca combate à fraude em cota de gênero pelo TSE

28/8/2023
Migalhas Quentes

TSE editará súmula para balizar julgamentos de fraude à cota de gênero

24/8/2023
Migalhas Quentes

TSE pune partidos e candidatos por fraude à cota de gênero

17/8/2023

Notícias Mais Lidas

Cliente e advogada são mortos a tiros no interior de São Paulo

31/10/2024

STF julgará reajuste automático do piso da educação por portaria do MEC

31/10/2024

Veículo em nome de terceiro pode ser penhorado se posse é do executado

31/10/2024

Juíza revoga medida protetiva após prints provarem versão do acusado

31/10/2024

Câmara rejeita taxar grandes fortunas; regra de impostos vai ao Senado

30/10/2024

Artigos Mais Lidos

O STF em debate - O amigo do rei

31/10/2024

Planejamento sucessório: TJ/SP afirma a legalidade de escritura pública de pacto antenupcial que prevê a renúncia recíproca ao direito sucessório em concorrência com descendentes

1/11/2024

O produtor rural e os novos impostos - A realidade tributária para o agronegócio

1/11/2024

O argumento da hipersuficiência para admitir a pejotização

1/11/2024

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação profissional: Aspectos práticos e jurídicos

31/10/2024