PPP’s na América Latina
"O debate mais interessante ficou no contraste entre como se originaram as PPPs nesses países", informou Isabel. Ela explica que no Chile as concessões foram evoluindo naturalmente para o que se constatou ser o que convencionamos chamar de PPP no nosso continente, hoje em dia. Na Argentina, o processo de criação do conceito de PPP’s cativou a audiência, atraindo a atenção dos participantes com clamor.
As PPP’s como se encontram hoje resultaram do debate entre o Tesouro argentino, o Ministério de Obras Públicas, os bancos privados e os particulares, onde cada um desses players teve papel fundamental, surpreendendo por encerrar uma divisão não entre público versus privado, mas Tesouro e banco versus Ministério de Obras Públicas e particulares
O que queriam os bancos e o Tesouro? Contratos firmes e imutáveis. E o Ministério de Obras Públicas? Contratos passiveis de mudança por decisão governamental com o controle das autoridades governamentais. Segundo Isabel, tanto aqui como lá as PPP’s são de necessidade urgente.
______________