Migalhas Quentes

Com dívida milionária, vereador do MA terá 30% do salário penhorado

Magistrada determinou o desconto após analisar que penhora não prejudica salário mínimo existencial do devedor.

22/6/2023

Justiça do Maranhão determinou a penhora do salário de vereador em exercício para pagamento de dívida milionária.

Decisão é da juíza de Direito Ana Célia Santana, da 7ª vara Cível de São Luís/MA, ao concluir que desconto do salário não prejudica mínimo existencial do devedor.

O credor solicitou a realização da penhora nos ativos financeiros do executado no valor de R$ 1.542.674,78, bem como o bloqueio de 30% sobre a remuneração líquida do vereador, em parcelas mensais, até o pagamento total da dívida. 

Juíza determina penhora de 30% de salário de vereador do Maranhão.(Imagem: Freepik)

Observando as hipóteses de impenhorabilidade do art. 833 e seguintes do CPC, a juíza considerou que a penhora do salário para o pagamento da referida dívida não ultrapassaria os 50 salários mínimos-mensais, respeitando o mínimo existencial do devedor e de sua família.

Dessa forma, deferiu a penhora de 30% do salário do vereador, uma vez que o desconto não prejudicaria “a subsistência digna do devedor no caso, também fazendo prevalecer o princípio da efetividade para o pagamento da dívida”.

Os advogados André Menescal e Raissa Freire, do escritório Nelson Wilians Advogados, atuam pelo credor.

Veja decisão.

 

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TJ/SP: Advogada terá salário penhorado para pagamento de dívida civil

13/5/2023
Migalhas Quentes

Juiz penhora salário de devedora para pagamento de dívida civil

4/5/2023
Migalhas Quentes

STJ: Corte Especial libera penhora de salário para pagamento de dívida

19/4/2023

Notícias Mais Lidas

STF: Aposentados não precisam devolver dinheiro da revisão da vida toda

10/4/2025

TJ/SP absolve servidor que comparou cabelo de advogada a vassoura

12/4/2025

TST permite perícia no WhatsApp para provar valores pagos por fora

10/4/2025

Popcorn, icecream e muitas news no Minuto Migalhas; confira o vídeo

11/4/2025

Lucro ou prejuízo? Barroso questiona impacto em planos após rol da ANS

11/4/2025

Artigos Mais Lidos

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025

O Humpty Dumpty de Toga

11/4/2025

Golpe do Pix e golpe do falso advogado

11/4/2025

Contratação de pessoa jurídica: Vantagens, riscos e implicações legais

11/4/2025

Execução imediata após o Júri: Como (re)agir?

11/4/2025