Migalhas Quentes

"Translúcida": Ministro Sebastião Reis Jr. lança livro de presas trans

Lançado hoje, a obra contém fotos e relatos da visita do ministro ao centro de detenção provisória Pinheiros II, em São Paulo.

22/6/2023

Acontece hoje no STJ, a partir das 19h, o lançamento do livro "Translúcida", do ministro Sebastião Reis Júnior. A obra é dedicada, em especial, às pessoas transgênero. No livro, o ministro apresenta algumas de suas fotos de pessoas trans presas no sistema penitenciário paulista.

Unindo preocupação em dar visibilidade a essas pessoas e o interesse pela fotografia, o ministro foi ao Centro de Detenção Provisória Pinheiros II, em São Paulo, e registrou em imagens as angústias, alegrias, vaidades e os dilemas de presas transexuais que cumprem pena no local. Migalhas teve a honra de acompanhar essa visita.

A proposta do livro vai muito além das fotos: para cada imagem, pessoas com diferentes formações - profissionais do Direito, militares e artistas - aprofundam a reflexão do assunto por meio de múltiplas linguagens, expressando-se da forma como quiseram. A obra, assim, combina as fotos com cartas, ilustrações, contos, poesias e ensaios. 

"Não é um livro de fotos. Também não é um livro que se limita a discutir a questão prisional. É muito mais do que isso", enfatiza o ministro.

Segundo ele, as fotos serviram para provocar, para falar de algo que não pode ficar escondido atrás dos muros de uma prisão, nem embaçado por preconceitos e mentiras.

"Temos que falar abertamente sobre as pessoas transexuais. Não só das presas, mas de todas que estão ao nosso redor, com quem convivemos no dia a dia", ressalta o ministro na apresentação da obra.

Ministro lança livro dedicado a pessoas trans.(Imagem: Divulgação.)

Visita ao presídio

Amante da fotografia, a humanidade que expõe em seus julgados poderá ser vista também em seu hobby. Ministro Sebastião, ao conversar com os presos, esteve atento aos direitos fundamentais e da dignidade humana, ouvindo os pedidos e anseios dos que ali estavam.

Em texto enviado ao Migalhas, S. Exa. conta e mostra o que viu, e fala com humanidade da situação daqueles que cumprem pena. Sebastião Reis Jr. também faz críticas ao Estado e o descaso em propiciar a ressocialização de seus presos. 

"Por que será que temos uma repulsa tão grande àqueles que erraram e pagaram por seus erros? Será que ao cometerem crimes deixam de ser humanos, deixam de ter direitos?"

Unindo o amor pela fotografia ao trabalho que desempenha na Justiça, ministro mostrou a realidade de detentas que, muitas vezes, têm de dormir no chão em celas superlotadas e têm dificuldades na expedição de documentos com o nome social.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Migalhas acompanha ministro Sebastião Reis Jr. em visita a presídio

19/8/2022
Migalhas Quentes

Ministro Sebastião Reis Jr. relata impressões de visita a presídio

19/8/2022

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024