Migalhas Quentes

STF valida lei do Piauí que exige etiquetas de roupa em braile

Para plenário, a norma concretiza direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

24/6/2023

Plenário do STF declarou a constitucionalidade de lei do Piauí que obriga empresas do setor têxtil a colocarem etiquetas em braile ou outro meio acessível em peças de vestuário para atender pessoas com deficiência visual. A decisão, contudo, excluiu as indústrias não sediadas no Estado.

Decisão foi tomada na sessão virtual, no julgamento da ADIn 6.989. A CNI argumentava, entre outros pontos, que a lei estadual 7.465/21 não definia claramente o alcance da obrigatoriedade imposta, gerando insegurança jurídica.

Competência

Para a relatora, ministra Rosa Weber, embora a norma se aproxime de questões que afetam indiretamente o comércio interestadual, está relacionada com a competência concorrente dos estados para legislar sobre produção e consumo e sobre proteção e integração social das pessoas com deficiências.

Os efeitos da lei devem se restringir ao Estado do Piauí, para evitar que afete o mercado interestadual.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Direitos fundamentais

A relatora destacou também que o Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei 13.146/15) alterou o CDC (lei 8.078/90) para garantir que informações básicas de produtos e serviços sejam acessíveis às pessoas com deficiência.

Contudo, quase oito anos depois da publicação do estatuto, a matéria ainda não foi regulamentada. Essa omissão permite que os estados, atentos às suas peculiaridades, exerçam sua competência legislativa, que, no caso, também envolve a concretização de direitos fundamentais.

Em seu voto, a ministra observou que a livre iniciativa pode sofrer limitações para regulamentar questões como a defesa do consumidor e a proteção aos direitos sociais. A seu ver, a legislação, ao vedar a cobrança de valores adicionais para o cumprimento da obrigação, apenas regulamentou o mercado com o objetivo de promover objetivos fundamentais da República e dignidade da pessoa humana.

De acordo com a decisão, os efeitos da lei devem se restringir ao Estado do Piauí, para evitar que afete o mercado interestadual.

Divergência

Ficou vencido o ministro Edson Fachin, para quem a obrigação deveria se estender a todas as peças comercializadas no estado, e não apenas às produzidas nele.

Informações: STF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF barra leis estaduais que disciplinam associações de socorro mútuo

15/5/2023
Migalhas Quentes

STF invalida leis estaduais sobre utilização de depósitos judiciais

17/3/2023
Migalhas Quentes

STF julga se lei estadual pode fixar idade mínima para juiz

10/2/2023
Migalhas Quentes

STF anula lei estadual que proibia linguagem neutra em escolas

10/2/2023

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024