Migalhas Quentes

STJ: Banco Pan não indenizará consumidor que pagou boleto fraudado

Colegiado constatou que o sistema operacional do banco não foi movimentado em momento algum.

14/6/2023

Banco Pan não terá de indenizar consumidor que pagou boleto fraudado. Assim decidiu a 3ª turma do STJ, ao considerar que restou incontroverso que o boleto emitido para pagamento do débito era fraudulento e que não houve qualquer responsabilidade do banco pelo ocorrido.

Discutiu-se no caso se a emissão, por terceiro, de boleto fraudado, configura fato exclusivo de terceiro apto a excluir a responsabilidade civil da instituição financeira.

No STJ, banco recorre de decisão que a condenou ao pagamento de indenização por danos morais e materiais a homem que adquiriu veículo de anterior comprador, assumindo o financiamento, o qual teria sido quitado por meio de boleto bancário repassado pelo outro comprador. O valor foi de aproximadamente R$ 65 mil.

Ao não conseguir realizar a transferência do veículo para o seu nome devido à existência de gravame, acionou o banco, o qual informou não ter recebido os valores, sugerindo que o cliente teria sido vítima de um golpe.

Assim, a instituição financeira requereu a anulação de sua condenação, pois não teve responsabilidade pelo boleto falso pago pelo autor.

STJ decide que Banco Pan não deve indenizar vítima de golpe.(Imagem: Freepik)

Relatora, ministra Nancy Andrighi, ressaltou que o sistema operacional do banco não foi movimentado em momento algum. S. Exa. destacou que não houve qualquer responsabilidade do banco pelo ocorrido.

"Restou incontroverso nos autos que o boleto emitido para pagamento do débito era fraudulento", destacou.

Assim, deu provimento ao recurso especial.

O ministro Cueva, que pediu vista dos autos, proferiu voto seguindo a relatora, mas sugeriu enviar o processo ao tribunal de origem para que fosse informado se o e-mail usado para envio do boleto era do banco.

A ministra se opôs à sugestão, por considerar que seria uma extensão à duração do processo desnecessária.

A decisão da turma foi unânime.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Alerta de golpe: Advogado dá dicas para identificar boleto falso

26/2/2023
Migalhas Quentes

Vítima de golpe do boleto falso não será indenizada

28/1/2023
Migalhas Quentes

Fraude em boleto: Ações reconhecem responsabilidade de intermediadoras

3/2/2022

Notícias Mais Lidas

STF: Aposentados não precisam devolver dinheiro da revisão da vida toda

10/4/2025

Juíza limita reajuste de plano e manda seguir índice da ANS desde 2022

10/4/2025

Tempo especial depende da eficácia real do EPI, decide STJ

9/4/2025

Rol da ANS: STF julga se planos devem cobrir tratamentos fora da lista

10/4/2025

TJ/SP nega comissão de corretagem por negócio não concluído

10/4/2025

Artigos Mais Lidos

Alguns apontamentos sobre retificação da matrícula e o georreferenciamento de imóvel rural

10/4/2025

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025

O bis in idem tributário nas operações imobiliárias: Análise da dupla incidência do IBS e ITBI

10/4/2025

O Humpty Dumpty de Toga

11/4/2025

Divórcio extrajudicial com filhos menores: Entenda as regras e possibilidades

10/4/2025