Migalhas Quentes

IAB recebe parlamentares juvenis da Câmara Municipal de Cabo Frio

A visita foi promovida pelo projeto "Calçada da Cidadania", que une as entidades do Direito localizadas no Centro do RJ, para oferecer a alunos dos ensinos fundamental e médio um contato mais próximo com a advocacia.

31/5/2023

Estudantes de escolas municipais, estaduais e federais da cidade de Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, visitaram o IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros nesta quarta-feira.

A visita, que reuniu participantes da edição deste ano do Parlamento Juvenil da Câmara cabofriense, foi promovida pelo projeto "Calçada da Cidadania", que une as entidades do Direito localizadas na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio, para oferecer a alunos dos ensinos fundamental e médio um contato mais próximo com a advocacia.

Leila Pose, à esquerda, apresentando o IAB aos estudantes.(Imagem: Divulgação | IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

O IAB é a primeira parada do passeio, que também inclui o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a OAB/RJ.

Durante a visita, que passou pelo plenário histórico e pela Biblioteca do IAB, a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, explicou aos adolescentes a história da entidade e seu funcionamento nos dias atuais. “Começamos a apresentar aos alunos a casa da educação, até porque gostamos sempre de reafirmar nosso lado acadêmico”, disse a advogada, que apresentou as atividades de aperfeiçoamento e apoio jurídico que o Instituto oferece aos Poderes da República.

O passeio reuniu 21 alunos do ensino médio que foram eleitos para o Parlamento Juvenil da Câmara de Cabo Frio. Durante um ano, eles passam por uma experiência imersiva na atividade política e vivenciam o trabalho de vereadores com direito, inclusive, a eleição da mesa diretora. Parte da experiência dos adolescentes inclui a visita às instituições do Direito.

O 2º secretário do PJ, Allan Vieira, contou que ficou impressionado com a história do IAB e a estrutura da sede da entidade. Me despertou a vontade de estudar Direito. Eu já gostava e agora estou mais interessado ainda”, disse o aluno do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio.

Os estudantes também assistiram a um vídeo institucional comemorativo dos 180 anos do IAB, que será celebrado em agosto de 2023. Eles tiveram a oportunidade de entender sobre a trajetória do Direito no Brasil, a criação da Ordem e o trabalho de grandes juristas que passaram pelo Instituto, como Francisco Gê Acaiaba de Montezuma e Myrthes Campos, a primeira mulher a advogar no País. “A visita me surpreendeu. É muito legal vermos a história do Montezuma e saber que o primeiro presidente do Instituto era negro”, disse Patrick Braga, estudante da Escola Municipal Elza Maria Bernardo Santa Rosa.

Para o IAB, o passeio é uma oportunidade de ter contato com os futuros profissionais do país, contou Leila Pose. A advogada disse que a entidade procura incentivar nos estudantes o gosto pela vida acadêmica.

“A visita também é uma valorização da academia para eles. Gostamos de passar a mensagem de que o estudo não acaba na etapa escolar. O aperfeiçoamento profissional depende do aperfeiçoamento acadêmico”.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024