Migalhas Quentes

Associação não tem direito ao acesso a relatório de produção da Seara

Para fins de fiscalização de contratos, a entidade solicitou o reconhecimento do direito de acesso aos RIPIs - Relatórios de Informações da Produção Integrada de todos os produtores integrados de uma unidade produtiva da Seara Alimentos.

6/7/2022

A 2ª turma Cível do TJ/DF negou pedido de associação de produtores rurais para ter acesso irrestrito aos relatórios de produção dos produtores integrados à Seara. O colegiado entendeu pela ilegitimidade ativa da entidade em relação aos associados, bem como concluiu que não cabe a ela função fiscalizadora dos contratos firmados com os produtores integrados do sistema. 

Entenda

A entidade solicitou, para fins de fiscalização, o reconhecimento do direito de acesso aos RIPIs - Relatórios de Informações da Produção Integrada de todos os produtores integrados de uma unidade produtiva da Seara. Narrou, ainda, que o acesso aos documentos viabilizaria o cumprimento das obrigações dispostas no contrato firmado pela empresa junto à CADEC - Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração daquela unidade.

Em defesa, a empresa sustentou que o contrato firmado com seus integrados possui cláusula de confidencialidade, requisito obrigatório para autorização a solicitação. 

Na origem, o juízo de 1º grau julgou procedente a ação para declarar o direito da entidade em ter acesso aos documentos contratuais. Inconformada, a Seara recorreu da decisão. 

Ilegitimidade

Ao analisar o caso, a desembargadora Sandra Reves, relatora, verificou que não foi apresentado qualquer documento que comprove a autorização para o ingresso da ação pela associação. Em seu entendimento, a ausência de relação jurídica entre a entidade e os produtores não associados configura sua ilegitimidade ativa.

Ademais, a magistrada reconheceu a falta de interesse processual da associação, uma vez que a atribuição fiscalizatória dos contratos de integração é atividade exclusividade da CADEC, não se estendendo à entidade. A decisão foi unânime.

TJ/DF extingue processo de associação que pretendia o acesso aos relatórios de produção de um sistema de produção integrada da Seara.(Imagem: Freepik)

Leia o acórdão.

_____

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ considera ilegítima arbitragem requerida por minoritários da JBS

23/6/2022
Migalhas Quentes

Para juiz, Seara adotou medidas de prevenção da covid-19

7/4/2022
Migalhas Quentes

Seara não terá de indenizar funcionário indígena que pegou covid-19

27/7/2021

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024