Migalhas Quentes

Justiça mantém criação de conselhos regionais de técnicos industriais

Ação pleiteava a anulação das resoluções de criação dos conselhos regionais dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

21/3/2022

A 9ª vara Federal Cível da SJDF manteve decisão do Plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, que determinava a criação dos conselhos regionais dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A criação do CRT-05 e CRT-06 foi proposta pela diretoria executiva do CFT, por meio das resoluções 157 e 158, e está amparada pelo artigo 34 da lei Federal 13.639/18, que estabelece a competência legal da autarquia federal para decidir em quais estados serão instalados ou compartilhados os conselhos regionais que integram o Sistema CFT/CRT’s.

Justiça mantém criação de conselhos regionais de técnicos industriais.(Imagem: Freepik)

Suspensão

O pedido de anulação dos atos do Plenário do CFT foi apresentado por um grupo, em ação popular. Entre os argumentos apresentados, estão os requisitos financeiros e de viabilidade econômica, técnica e operacional, que segundo os autores da ação, não foram cumpridos. Os requerentes pleiteavam a imediata suspensão dos atos administrativos, bem como da convocação de eleições para composição de diretorias e colegiados dos CRT-05 e CRT-06.

Decisão

Na decisão que indeferiu a liminar o juiz Federal Waldemar Claudio de Carvalho descreve que “…a parte autora não trouxe aos autos nenhum documento para comprovar as suas alegações de que o percentual de inadimplência nos estados em que foram criados os novos CRTs importaria em inviabilidade econômica da instalação destes novos conselhos regionais. Não foram informados sequer os valores nominais arrecadados nestas regiões e uma análise estimada acerca do custo de instalação dos conselhos a fim de comprovar a alegada ausência de capacidade de custeio”.

Em outro trecho da decisão publicada o magistrado conclui:

“Logo, a execução orçamentária dos novos CRTs será realizada nos termos acima estipulados, não havendo razão para se alegar ausência de previsão orçamentária como fundamento para declaração de irregularidade na criação dos novos conselhos regionais.”

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Exercício do poder fiscalizatório sobre o registro de empregados em conselhos regionais

5/10/2018

Notícias Mais Lidas

CNJ lança novo portal para centralizar serviços do Judiciário

3/12/2024

Eleições OAB 2024: Conheça os novos conselheiros Federais das seccionais

2/12/2024

Defensor público e advogado são presos por ameaças e destruição de provas

3/12/2024

Advogada é algemada por guardas municipais durante assistência jurídica

4/12/2024

Dino comemora vitória do Botafogo na Libertadores durante seu casamento

2/12/2024

Artigos Mais Lidos

Doenças que têm direito ao LOAS: Quais são e como solicitar

2/12/2024

Oportunidades tributárias para pessoas físicas

3/12/2024

Art. 166 do CTN, um dispositivo inútil

3/12/2024

Poder de perdoar: Biden, Bolsonaro e limites do indulto presidencial

3/12/2024

TRT de Campinas entende que cabe à Justiça Comum julgar casos entre pessoas jurídicas

3/12/2024