Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Positivismo Jurídico: Lições de Filosofia do Direito"

A tradução desta edição é de Luiz Sérgio Henriques, um dos organizadores das Obras de Antonio Gramsci.

24/1/2022

A reedição da obra "O Positivismo Jurídico: Lições de Filosofia do Direito" (Edipro - 288p.), autoria de Norberto Bobbio e traduzida por Luiz Sérgio Henriques, reproduz a compilação histórica das lições ministradas por Norberto em suas aulas de Positivismo Jurídico, que foram concebidas como comentário histórico e como síntese teórica dos cursos precedentes "Teoria da Norma Jurídica" e "Teoria do Ordenamento Jurídico".

(Imagem: Arte Migalhas)

Estas lições foram compiladas pelo doutor Nello Morra para o ensino universitário da Filosofia do Direito e da Teoria geral do Direito, e constituem um rico instrumento de formação dos estudantes de Direito, dada a permanência imutável dos pilares fundamentais que sustentam o debate sobre o positivismo jurídico.

Nas palavras do jurista italiano Francesco D’Agostino, “O Positivismo Jurídico merece ser reeditado porque é um ‘clássico’. E o é porque neste livro ressaltam do modo mais pleno os dotes que fizeram de Norberto Bobbio um mestre da ciência jurídica italiana: a linearidade da linha argumentativa, a fineza do juízo crítico, o tom cristalino da exposição. Mas o é sobretudo porque neste livro se explicitam do modo mais nítido as razões pelas quais o positivismo se tornou o paradigma de pensamento jurídico compartilhado por tantos juristas... neste livro não se deve mais buscar a mera dimensão da informação, mas a capacidade de formação intelectual e moral que só poucos e raros mestres são capazes de ofertar aos seus alunos.”

A tradução desta edição é de Luiz Sérgio Henriques, um dos organizadores das Obras de Antonio Gramsci.

Sobre o Autor:

Norberto Bobbio foi um Mâitre-à-penser (mestre do pensamento) do século XX. Foi assim que o jornal francês Le Monde se referiu ao jusfilósofo Norberto Bobbio, colocando-o no mesmo patamar de Raymond Aron e Jean-Paul Sartre. Bobbio nasceu em Turim, em 18 de outubro de 1909. Formou-se em Filosofia e Direito, e foi jornalista e professor emérito das universidades de Turim, Paris, Buenos Aires, Madri e Bolonha. “Cada vez sabemos menos.” Essa é uma das impactantes frases deste grande pensador que publicou mais de 20 obras e foi um apaixonado por teoria política e direitos individuais. Na Segunda Guerra Mundial, Bobbio fez parte do movimento de Resistência, ligando-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo. Foi um ponto de referência no debate intelectual e político de seu tempo, e continua a ser para aqueles que defendem a democracia. Em 1984 foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, e faleceu em 2004, aos 95 anos.

Luiz Sérgio Henriques é tradutor e um dos organizadores das Obras de Antonio Gramsci

_______

Ganhador:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025