Migalhas Quentes

Unimed deve autorizar tratamento de autista sem limitar sessões

Juíza de Bauru/SP considerou que a negativa foi abusiva.

23/12/2021

A juíza de Direito Ana Carolina Achôa Aguiar Siqueira de Oliveira, de Bauru/SP, condenou a Unimed a autorizar tratamento multidisciplinar de criança autista sem limite de sessões. Magistrada considerou que a negativa foi abusiva.

Criança necessita de tratamento multidisciplinar para autismo.(Imagem: Freepik)

O menor, representado por sua mãe, ajuizou ação com o objetivo de obrigar o plano a custear tratamento multidisciplinar com profissionais especialistas na terapia comportamental ABA, conforme indicação médica.

A ré, por sua vez, justificou que o procedimento extrapolou o limite de sessões previstas no rol de procedimentos da ANS, exigindo que o autor aguarde o próximo ano contratual para realização de suas consultas.

Na análise dos autos, a juíza citou jurisprudência do TJ/SP, segundo a qual: “havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS” (Súmula 102).

“Sendo assim, havendo previsão de cobertura da doença pelo plano de saúde e sendo o tratamento prescrito por um médico, está obrigado o réu a autorizá-lo e a dar-lhe cobertura, sem limitação do número de sessões.”

Com efeito, a magistrada julgou o pedido procedente para condenar a Unimed a autorizar o tratamento prescrito pelo médico, durante o período necessário ao atingimento de sua finalidade, sem limitação de sessões, sob pena de multa.

A banca Calanca Sociedade de Advogados atua no caso.

Veja a sentença.

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Plano deve cobrir tratamento de autista em clínica especializada

13/11/2021
Migalhas Quentes

Autismo: Plano custeará tratamento feito fora da rede credenciada

31/10/2021
Migalhas Quentes

Plano de saúde deve cobrir tratamento ABA completo para autismo

16/9/2021
Migalhas Quentes

Plano deve cobrir tratamento de criança autista sem limitar sessões

29/8/2021

Notícias Mais Lidas

Sir José Eduardo e os Cavaleiros da Farsa Redonda

5/4/2025

Juiz acusado de usar nome falso tem pagamento suspenso pelo TJ/SP

5/4/2025

Em 58, homem fingiu ser juiz, fugiu com armas e zombou da Justiça

6/4/2025

Caso de advogada comparada a “cadela” fica parado e pode prescrever

6/4/2025

Cliente que processou seguradora sem tentar solução tem ação extinta

7/4/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância predatória – Um modelo de negócio desregulado: altos custos sociais

5/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

O banco pode cobrar tarifa de manutenção em conta?

6/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

Ocupação não onerosa de faixas de domínio

7/4/2025